O passo a passo será dividido em:
- Acesso
- Arquivos Download
- Dados da Empresa
- Dados de Usuários
Acessando a Área Restrita
Para utilizar a Área Restrita, acesse o Portal do Cliente através do link www.cliente.metadados.com.br.
Informe seu usuário e senha, clique no botão Login.
Caso tenha alguma dificuldade no acesso, siga as instruções do artigo: Novo Portal do Cliente.
A tela de início será como essa que aparece abaixo, na qual você terá toda a visão do dashboard e no menu lateral a ÁREA RESTRITA:
Arquivos para Download
O Menu Versões de Produtos listará os os arquivos disponibilizados pela Metadados aos clientes.
Aqui você poderá encontrar as versões de revisão de produto e betas das atualizações do sistema.
É possível pesquisar uma parte do nome do arquivo que deseja baixar.
Download de Atualização
Para localizar os atualizadores de versões definitivas, liberadas mensalmente pelo setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Metadados, deve-se:
- Clique no Menu: Versão de Produtos > Atualização.
- Pesquise o arquivo desejado entre os Arquivos Públicos.
- Clique no ícone de Download, para cada um dos arquivos que desejar baixar.
Download de Versão Beta
Para localizar os atualizadores de versões betas, liberadas pelo setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Metadados especificamente à sua empresa, deve-se:
- Clique no Menu: Versão de Produtos > Atualização.
- Pesquise o arquivo desejado entre os Arquivos Privados.
- Clique no ícone de Download, para cada um dos arquivos que desejar baixar.
Empresa
Clicando no Menu Empresa, você terá acesso aos dados cadastrais de sua Organização e, caso necessite, poderá alterá-los clicando no ícone para Editar.
A tela de Alteração de Dados da Empresa será carregada, após realizar as mudanças necessárias clique no ícone para Salvar.
Usuário Área Restrita
Clicando no Menu Lista de Contatos você poderá visualizar todos os usuários, fazer alterações cadastrais, além de adicionar novos usuários.
Adicionando Usuários
Para adicionar usuários que já possuem acesso deve-se:
- Acessar o Menu: Lista de Contatos.
- Clicar no botão Adicionar Contato, no topo da tela.
- Preencha corretamente todos os campos.
- Clique no ícone para Salvar.
Editando Usuários
Para editar usuários que já possuem acesso deve-se:
- Acessar o Menu: Lista de Contatos.
- Localizar o usuário que será alterado.
- Clicar no ícone de Edição.
- Preencha os campos necessários.
- Clicar no ícone para Salvar.
Usuário SaaS
Clicando no Menu Usuários SaaS você poderá visualizar todos os usuários que possuem acesso ao sistema Metadados via SaaS, fazer alterações cadastrais e a redefinição de senhas, além de adicionar novos usuários.
Será mostrada a quantia de usuários, em sua empresa, com acesso à Área Restrita, bem como, a de usuários com acesso ao SaaS, nosso sistema hospedado na Nuvem.
Exemplo de visualização para cliente SaaS:
Importante! Acompanhe o número de usuários disponíveis e ativos da sua conta. Caso precise aumentar a licença, contate admvendas@metadados.com.br e peça seu orçamento.
Adicionando Usuários
Para adicionar usuários que já possuem acesso, deve-se:
- Acessar o Menu: Usuário SaaS.
- Clicar no botão Adicionar Usuário, no topo da tela.
- Preencha corretamente todos os campos.
- Clique no botão Salvar.
Após o cadastro você deverá informar aos usuários o logins e a senha cadastrada.
Para alterar a senha veja o artigo Como Trocar Senha Expirada do Acesso ao Metadados SaaS.
Gerenciando Acesso de Usuários
Para remover e/ou adicionar permissões de acesso ao SaaS para usuários já cadastrados, deve-se:
- Acessar o Menu: Usuários SaaS.
- Localizar o usuário que terá o acesso editado.
- Clicar Ativar ou Desativar.
A alteração já será salva automaticamente.
Editando Dados de Usuários
O sistema permite alteração de dados de acesso dos usuários SaaS, portanto, caso deseje alterar a senha de acesso, deve-se:
- Acessar o Menu: Usuários SaaS.
- Localizar o usuário que será editado.
- Clicar no botão Editar.
- Redefinir os dados necessários.
- Clicar no botão Salvar Mudanças.
Atenção! Após realizada a redefinição de senha de usuários SaaS, o tempo de efetivação da nova senha é de até 10 minutos, devido a integração com o servidor.
Perfil dos Usuários
Clicando no Menu Lista de Contatos você poderá gerenciar o nível de permissão de cada um dos usuários que possui acesso à Área Restrita dos Clientes, dentro de sua organização.
Atualmente contamos com 3 tipos de permissões de Perfil de Usuário, sendo eles: Administrador Geral, Administrador de Cadastros e Usuários do Sistema.
Administrador Geral | Administrador de Cadastros | Usuários do Sistema | |
Concede permissões aos usuários | 🔒 | 🔒 | |
Define aprovadores de orçamentos | 🔒 | 🔒 | |
Libera o uso para plataformas | 🔒 | 🔒 | |
Abre chamados | |||
Aprova orçamentos | 🔒* | ||
Edita contatos | 🔒** | ||
Ativa ou inativa contatos | 🔒 | ||
Pode fazer o download de arquivos públicos (atualização do Sistema) | |||
Pode fazer o download de arquivos privados (oriundos da Metadados) |
* Se aprovado pelo admin, o usuário do Sistema também é liberado.
** O usuário pode editar seu próprio contato.
Alterando Perfis de Usuário
Para alterar o perfil de um usuário, deve-se:
- Acessar o Menu: Lista de Contatos.
- Localizar o usuário que será editado.
- Clicar no ícone de Edição.
- Redefinir os dados necessários.
- Clicar no botão Salvar.
Para mudança de permissões, esses passos aqui demonstrados podem ser feitos apenas pelo Administrador Geral do Sistema, que, neste caso, essa permissão já deve ter sido previamente definida para o responsável do seu setor ou por gerenciar as ações dentro do Portal do Cliente.
No seu primeiro acesso, exceto para administradores gerais do Portal do Cliente, os usuários estarão com a permissão de usuário do sistema, para que essa permissão seja alterada, contate o responsável da sua área para fazer a atualização do seu perfil. Em caso de dúvida envie um e-mail para cs@metadados.com.br.
Para você que já é administrador geral e deseja atribuir permissões para os demais usuários, basta seguir os passos acima.