Este artigo será o seu guia definitivo para utilização correta e adequada da Área Restrita, além de esclarecer as principais tarefas, transações, rotinas e procedimentos que a ferramenta proporciona à você, cliente Metadados.
O passo a passo será dividido em:
- Acesso
- Arquivos do Cliente
- Arquivos Download
- Dados da Empresa
- Dados de Usuários
Acessando a Área Restrita
Para utilizar a Área Restrita, acesse o endereço do site. Após informar seu usuário e senha, clique no botão Acessar.
A tela principal da Área Restrita lhe mostrará, no topo, o usuário que realizou o acesso, bem como, a empresa a qual ele está vinculado e o botão para sair do sistema.
No centro da tela, será mostrada a quantia de usuários, em sua empresa, com acesso à Área Restrita, bem como, a de usuários com acesso ao SaaS, nosso sistema hospedado na Nuvem. Caso você seja um cliente SaaS, poderá visualizar também a quantidade de licenças ativas e/ou disponíveis para acesso.
Exemplo de visualização para cliente com servidor Local:
Exemplo de visualização para cliente SaaS:
Por fim, todos os menus da Área Restrita, estarão agrupados à esquerda de sua tela.
Iremos passar por cada um deles a seguir.
Arquivos do Cliente
O menu Arquivos do Cliente possibilita que você hospede arquivos temporariamente em sua Área Restrita, compartilhando-os entre os usuários de sua empresa e, também, com Analistas da Metadados.
Na tela principal estarão listados todos os arquivos já hospedados em seu ambiente. É possível ordená-los por Nome, Data ou Tamanho. Além disso, o sistema permite que o arquivo seja editado, baixado e excluído.
Para fazer a hospedagem de arquivos, siga os passos listados abaixo:
- Clique no menu Arquivos do Cliente > Enviar Novo Arquivo.
- Em Gerenciamento de Arquivos, informe nome, descrição e o local do arquivo que será hospedado.
- Clique em Salvar.
Arquivos Download
O menu Arquivos Download listará todos os arquivos disponibilizados pela Metadados aos clientes, eles estarão disponíveis conforme a categoria escolhida.
É possível ordená-los por Nome, Data ou Tamanho e, ainda, pesquisar uma parte do nome do arquivo que deseja baixar. Aqui você poderá encontrar as versões de revisão de produto e betas das atualizações do sistema.
A tela ainda é dividida entre arquivos públicos, disponibilizados pela Metadados à todos os clientes, e privados, disponibilizados pela Metadados apenas à sua empresa.
Download de Versão de Revisão
Para localizar os atualizadores de versões definitivas, liberadas mensalmente pelo setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Metadados, deve-se:
- Clique no menu Arquivos Download
- Altere a categoria dos arquivos para Atualizações de Produtos, nos arquivos Públicos/Gerais.
- Clique no botão Download, para cada um dos arquivos que desejar baixar.
Download de Versão Beta
Para localizar os atualizadores de versões betas, liberadas pelo setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Metadados especificamente à sua empresa, deve-se:
- Clique no menu Arquivos Download
- Localize a guia Arquivos Privados.
- Clique no botão Download, para cada um dos arquivos que desejar baixar.
Empresa
Clicando no menu Empresa, você terá acesso aos dados cadastrais de sua Organização e, caso necessite, poderá alterá-los clicando no botão Editar.
A tela de Alteração de Dados da Empresa será carregada, após realizar as mudanças necessárias clique no botão Salvar.
Automaticamente será criada uma Requisição de Alteração de dados em nosso setor Comercial. E você poderá consultar o andamento de suas requisições no menu Requisições Empresa.
Atenção: A empresa só poderá ter uma solicitação cadastral aberta por vez, ou seja, até que uma solicitação seja atendida ou cancelada, uma nova solicitação não poderá ser aberta.
Requisições Empresa
Clicando no menu Requisições Empresa você poderá visualizar todas as solicitações de alterações cadastrais que já foram criadas para a sua organização, além de poder visualizar os status de cada uma delas.
Enquanto a solicitação estiver com status Pendente, o botão Atender estará disponível. Clicando nele, você será levado a tela de Atendimento de Requisições de Empresa, onde a solicitação poderá ser vista de forma detalhada.
Uma solicitação não poderá ser alterada, ela pode apenas ser atendida pela equipe Metadados ou cancelada pelo cliente, portanto, se você identificou algum erro na solicitação enviada, é necessário cancelar a requisição Pendente e realizar uma nova requisição.
Usuário Área Restrita
Clicando no menu Usuários Área Restrita você poderá visualizar todos os usuários que possuem acesso a Área Restrita de Clientes, fazer alterações cadastrais, além de adicionar novos usuários.
Toda alteração cadastral e/ou inclusão de novo usuário gera automaticamente uma Requisição de Usuário da Área Restrita em nosso setor Comercial. E você poderá consultar o andamento de suas requisições no menu Req. Usuário Área Restrita.
Atenção: Cada usuário só poderá ter uma requisição de alteração cadastral aberta por vez, ou seja, até que uma solicitação seja atendida ou cancelada, uma nova solicitação não poderá ser aberta.
Adicionando Usuários
Para adicionar usuários que já possuem acesso deve-se:
- Acessar o menu Usuário Área Restrita.
- Clicar no botão Adicionar Usuário, no topo da tela.
- Preencher corretamente todos os campos.
- Clicar no botão Salvar.
Editando Usuários
Para editar usuários que já possuem acesso deve-se:
- Acessar o menu Usuário Área Restrita.
- Localizar o usuário que será alterado.
- Clicar no botão Editar.
- Preencha os campos necessários.
- Clicar no botão Salvar.
Requisições de Usuários da Área Restrita
Clicando no menu Requisições Usuários Área Restrita você poderá visualizar todas as solicitações de alterações cadastrais que já foram criadas para a cada usuário em sua organização, além de poder visualizar os status de cada uma delas.
Enquanto a solicitação estiver com status Pendente, o botão Atender estará disponível. Clicando nele, você será levado a tela de Atendimento de Requisições de Colaborador, onde a solicitação poderá ser vista de forma detalhada.
Uma solicitação não poderá ser alterada, ela pode apenas ser atendida pela equipe Metadados ou cancelada pelo cliente, portanto, se você identificou algum erro na solicitação enviada, é necessário cancelar a requisição Pendente e realizar uma nova requisição.
Usuário SaaS
Clicando no menu Usuários SaaS você poderá visualizar todos os usuários que possuem acesso ao sistema Metadados via SaaS, fazer alterações cadastrais e a redefinição de senhas, além de adicionar novos usuários.
Atenção: cada usuário ativo, no SaaS, consumirá uma de suas licenças contratadas com o setor Comercial, você poderá visualizar a quantidade de licenças consumidas e/ou disponíveis clicando no menu Início.
Adicionando Usuários
Para adicionar usuários que já possuem acesso, deve-se:
- Acessar o menu Usuário SaaS.
- Clicar no botão Adicionar Usuário, no topo da tela.
- Preencher corretamente todos os campos.
- Clicar no botão Salvar.
Após o cadastro você deverá informar aos usuários o logins e a senha cadastrada.
Para alterar a senha veja o artigo Como Trocar Senha Expirada do Acesso ao Metadados SaaS
Gerenciando Acesso de Usuários
Para remover e/ou adicionar permissões de acesso ao SaaS para usuários já cadastrados, deve-se:
- Acessar o menu Usuários SaaS.
- Localizar o usuário que terá o acesso editado.
- Clicar no botão Gerenciar Acesso.
- Marcar/Desmarcar a opção Acesso.
Clicar no botão Salvar Mudanças.
Editando Dados de Usuários
O sistema permite alteração de dados de acesso dos usuários SaaS, portanto, caso deseje alterar a senha de acesso, deve-se:
- Acessar o menu Usuários SaaS.
- Localizar o usuário que será editado.
- Clicar no botão Editar.
- Redefinir os dados necessários.
- Clicar no botão Salvar Mudanças.
Atenção: Após realizada a redefinição de senha de usuários SaaS, o tempo de efetivação da nova senha é de até 10 minutos, devido a integração com o servidor.
Perfil dos Usuários
Clicando no menu Perfil dos Usuários você poderá gerenciar o nível de permissão de cada um dos usuários que possui acesso à Área Restrita dos Clientes, dentro de sua organização. Atualmente contamos com dois tipos de Perfil de Usuário, sendo eles: Administrador e Usuário.
Perfil de Usuário
Um Usuário terá acesso às telas de Downloads de Arquivos.
Perfil de Administrador
Um Administrador terá acesso às telas de Downloads de Arquivos, poderá criar e gerenciar Requisições de Alterações de dados de Empresa e Usuário, além de gerenciar os perfis de acesso dos demais colaboradores.
Alterando Perfis de Usuário
Para alterar o perfil de um usuário, deve-se:
- Acessar o menu Perfil dos Usuários.
- Localizar o usuário que será editado.
- Clicar no botão Perfil Usuário.
- Redefinir os dados necessários.
- Clicar no botão Salvar.