Utilização:
- Perfis de Usuário;
- Alteração Coletiva das Ações dos Perfis;
- Acerto do Ponto - Portal RH;
- Solicitação de Acerto do Ponto - Portal RH.
Implementação:
Foi realizada uma implementação para que seja possível consultar as marcações previstas para realizar um acerto do ponto, tanto pela tela de Acerto do Ponto do Portal, como também, pela Solicitação de Acerto do Ponto.
A funcionalidade se dará da seguinte maneira:
- Módulo Administração do Sistema:
Acesse o Menu: Administração do Sistema > Administração do Portal > Perfis de Usuário.
Nos Perfis de Usuários na opção chamada “Acerto do ponto”, tanto para perfil de gestor quanto para colaborador, foi criada uma nova opção que permitirá configurar se o usuário pode incluir marcações previstas para acerto do ponto.
Os campos para tal configuração são:
- "Permitir incluir marcações para Acerto do Ponto" com as opções SIM e NÃO, sendo padrão a opção NÃO. Se selecionar a opção SIM, deve ser informado o "Motivo Padrão de Acerto do Ponto" e o "Tempo de Tolerância" para inclusão de marcações.
- "Motivo padrão de Acerto do Ponto" exibirá os motivos cadastrados no módulo Frequência e os que possuem a permissão para serem exibidos no Portal RH.
- "Tempo de Tolerância" permitirá que seja configurado o tempo de tolerância para buscar as marcações.
Acesse o Menu: Administração do Sistema > Administração do Portal > Alteração Coletiva das Ações dos Perfis.
Na tela de Alteração Coletiva de Ações dos Perfis, as mesmas opções foram criadas para possibilitar alteração coletiva:
- Portal RH:
Acesse o Menu: Meus Dados > Frequência > Acerto do Ponto.
Ou acesse o Menu: Gestão > Frequência > Acerto do Ponto
No Portal, para perfil de Gestor e Colaborador, na opção de Acerto do Ponto, há a opção para "Editar Marcação" ().
Nesta tela será exibido um botão chamado “Marcações Previstas”. Esse botão deve ficar visível apenas se no perfil do usuário logado estiver configurado para permitir marcações previstas.
Ao clicar neste botão irá abrir uma tela com as marcações previstas na escala do usuário para o dia em questão. Será permitido que uma ou mais destas marcações sejam selecionadas. Serão exibidas apenas as marcações previstas que se encontram fora do Tempo de Tolerância em relação às marcações do ponto já realizadas pelo usuário.
Ao acionar a opção OK, as marcações selecionadas serão incluídas na tela de edição de marcações com o Motivo informado de acordo com a configuração realizada no Perfil do Usuário.
Acesse o Menu: Meus Dados > Minhas Solicitações.
Na solicitação padrão de “Acerto do Ponto”, ao informar a data para solicitação de acerto, será exibido um botão chamado "Marcações Previstas". Esse botão deve ficará visível apenas se no perfil do usuário logado estiver configurado para permitir marcações previstas.
Ao clicar neste botão irá abrir uma tela com as marcações previstas para aquele dia. Será permitido que uma ou mais destas marcações sejam selecionadas. Serão exibidas apenas as marcações previstas que se encontram fora do Tempo de Tolerância em relação às marcações do ponto já realizadas pelo usuário.
Ao acionar a opção OK, as marcações selecionadas serão incluídas na tela solicitação com o Motivo informado de acordo com a configuração realizada no Perfil do Usuário.
Se já existir algum horário já digitado pelo usuário na solicitação, ele será removido e considerado apenas os selecionados na tela de Marcações Previstas, podendo ser digitado posteriormente nos campos seguintes, se existir.
A solicitação de Acerto do Ponto permite a configuração de 1 até 10 campos de horário, podendo variar de cliente para cliente. Se a solicitação possuir menos campos de horário do que o usuário selecionou na tela de Marcações Previstas, será informado ao usuário que apenas X horários podem ser inseridos na solicitação.
Observação:
As marcações previstas serão oriundas da escala de horários configurada no contrato do colaborador.