A catraca ZKteco trabalha em modo off-line, ou seja, funciona de forma "autônoma" mesmo quando o ponto de rede não estiver respondendo. Para atender a este formato de funcionamento é necessário enviar os crachás juntamente com os devidos horários e/ou faixas de horários que estão definidas na tabela de horários e/ou no cadastro da refeição.
O envio de pessoas pode ser realizado pelo painel de controle ou automaticamente pelo Metaagendor. A coleta das marcações tambem podem ser feitas através do painel de controle, no entanto, o sistema executa automaticamente através do Serviço Acesso coletores. O agendamento da periodicidade das coletas é definido pela informação que está no cadastro do coletor ( Intervalo para coleta de marcação).
Requisitos necessários
- Serviço Acesso Coletores deve estar obrigatoriamente em execução
- Processo de Gerar Acessos constantemente atualizado
Como consultar as informações enviadas para catraca
A Metadados criou um aplicativo especialmente para exibir as informações que estão gravadas na catraca. Este aplicativo chama-se ZktMeta. Para maiores informações clique aqui
Quais informações são enviadas para a catraca.
- Unidade + Código do contrato
- Número do crachá. Contratos sem Crachá NÃO serão enviados
- Faixa de horários conforme definição na tabela de horários ou no cadastro das refeições quando se tratar de um equipamento de refeitório.
Importante: O sistema utiliza como base as informações que foram geradas pelo processo de Gerar Acessos, ou seja, antes de executar o envio das informações para catraca, certifica-se que o cálculo do acesso foi realizado.
A rotina de consulta por Acesso por Contrato ( Acesso\consultas\Consulta Acesso por Contrato ) mostra se o crachá em questão está liberado, o respectivo equipamento bem como as respectivas faixas de horários liberadas.
Este exemplo nos dá uma ideia dos intervalos liberados para acesso ( Em verde). As faixas em Vermelho não estão habilitadas, ou seja, neste horários a catraca não está liberado acesso do contrato em questão.
1 - Como enviar dados para a Catraca
Painel de Controle
Os dados podem ser enviados utilizando Painel de Controle de forma coletiva (Sincronização total) e/ou individual ( Sincronização Parcial).
Importante: Sempre que for enviado crachá, automaticamente será enviado o(s) respectivos horário(s) de acesso e/ou de refeições.
As funções disponíveis
- Envio de Data/Hora. Atualizar data e hora do equipamento
- Envio de Configurações. Envia configurações básica do equipamento. Esses configurações tambem podem ser enviadas através do próprio software do fabricante ZKAccess3.5 Security System
- Envio de Pessoas off-line. O envio pode ser realizado de forma coletiva e/ou individual e/ou através de seleção.
- Coletar marcações off-line. A coleta das marcações é realizado pelo serviço "Acesso Coletores", porém, tambem poderá ser realizada por esta opção. As marcações serão gravadas na tabela de Marcações Online.
2 - Envio de pessoas
a - Sincronização Total
Sempre que for utilizado sincronização total, o sistema primeiramente faz uma limpeza das informações cadastrais existentes na catraca com exceção das marcações, ou seja, deleta todos os crachás e todos os horários.
Por esse motivo é fundamental que seja informado no cadastro do equipamento o Grupo de Acesso. É por este filtro que o sistema toma como base para envio dos crachás com seus respectivos horários de acesso. O Metaagendador utilizará deste mesmo procedimento.
b - Sincronização Parcial
É possível executar o sincronismo parcial tantas vezes quanto necessário. Neste procedimento as informações enviadas pra a catraca serão incluídas ( caso não existam) ou alteradas.
3 - Coleta das marcações
As coletas de marcações são efetuados automaticamente através do Serviço Acesso Coletores. Para que as coletas possam ser realizadas automaticamente o Serviço Acesso Coletores deve estar em execução no Windows do servidor.
As coletas tambem podem ser realizadas através do Painel de controle usando a opção "Coletar Marcações Off-Line".
a - Opções de coletas
- Pendente: A opção pendente coleta a marcação a partir do último registro coletado. Caso necessário, o contudo do ultimo registro coletado pode ser alterado da mesma forma como um REP.
- Por Data: Nesta opção serão coletadas as marcações a partir da data inicial informada iniciando 00:00 horas até data final às 23:59 horas. Neste caso o controle da última coleta não é atualizado.
OBS:
a - As marcações serão mantidas no equipamento por um período máximo de 7 dias a contar da data atual. Na virada do dia para outro( Meia noite), será executado rotina de expurgo das marcações superiores a 7 dias ou ao iniciar o Serviço Acesso Coletores.
b - É possível alterar/atualizar manualmente data/hora da última coleta
Veja tambem
Como cadastrar Catraca ZKteco. Clique aqui