Este artigo tem a finalidade de explicar a instalação e funcionamento da integração com entre o SIRH e o Swile.
Funcionalidades da Integração
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Envio dos Estabelecimentos do SIRH para o Swile como Filiais e Grupos.
Esse fluxo tem como objetivo cadastrar todos os estabelecimentos existentes no Metadados no Swile através do endpoint POST Create a new corporate branch (corporate/branch/add). Caso seja cadastrado um novo estabelecimento, ele também será enviado.
Relação de campos:
| Swile | Metadados |
| name | RHESTABELECIMENTOS.RAZAOSOCIAL |
| nameOnCard | RHESTABELECIMENTOS.DESCRICAO20 |
| documents | RHESTABELECIMENTOS.INSCRICAO |
| address.street | RHESTABELECIMENTOS.RUA |
| address.number | RHESTABELECIMENTOS.NRORUA |
| address.complement | RHESTABELECIMENTOS.COMPLEMENTO |
| address.neighborhood | RHESTABELECIMENTOS.BAIRRO |
| address.zipCode | RHESTABELECIMENTOS.CEP |
| address.city | RHESTABELECIMENTOS.CIDADE |
| address.state | RHESTABELECIMENTOS.UF |
Também são enviados os grupos. Esse fluxo tem como objetivo cadastrar todos os estabelecimentos existentes no Metadados no Swile através do endpoint POST Create WorkGroup (workgroup). Caso seja cadastrado um novo estabelecimento, ele também será enviado.
Relação de campos:
| Swile | Metadados |
| name | RHESTABELECIMENTOS.RAZAOSOCIAL |
| description | RHESTABELECIMENTOS.DESCRICAO20 |
| documents | RHESTABELECIMENTOS.INSCRICAO |
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Carga inicial dos colaboradores do SIRH para o Swile.
A carga inicial de colaboradores tem por objetivo realizar o envio de todos os colaboradores ativos e afastados do SIRH para o Swile.
Em seguida segue uma relação dos campos enviados no cadastro de um novo colaborador no Swile baseado no cadastro de colaborador do Metadados com seus respectivos campos de origem e destino:
| Swile | Metadados |
| idWorkGroup | RHESTABELECIMENTOS.ESTABELECIMENTO |
| name | RHPESSOAS.NOMECOMPLETO |
| RHPESSOAS.EMAIL ou RHPESSOAS.EMAILCORPORATIVO | |
| phoneNumber | RHPESSOAS.DDDCELULAR + RHPESSOAS.TELEFONECELULAR |
| document | RHPESSOAS.CPF |
| externalId | RHPESSOAS.CPF |
| birthDate | RHPESSOAS.NASCIMENTO |
Mas antes é imprescindível solicitar ao RH validar os campos cadastrais das pessoas dentro do SIRH.
Os campos abaixo devem ser únicos por colaborador e obrigatórios em todos os colaboradores.
- CPF
- E-mail Corporativo e/ou e-mail pessoal.
- DDD e telefone celular da pessoa.
- Email e telefone devem ser únicos por pessoa.
Para facilitar essa conferência, gere a rotina especial "SWIL - Gera dados pessoais Swile". Acessando relatórios/rotinas especiais.
Obs.: caso não apareça a rotina, basta importar o arquivo anexado ao final deste artigo, seguindo o passo a passo: Como Importar Rotinas Especiais.
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Envio das admissões do SIRH para o Swile.
Sempre que houver uma nova admissão no Metadados, será criado um colaborador no Swile com seus dados. A relação dos campos é a mesma descrita na carga inicial.
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Desabilitar os colaboradores no Swile quando houver uma rescisão no SIRH.
Quando houver uma rescisão no Metadados, será desligado o colaborador respectivo no Swile. Isso impossibilita que o colaborador receba uma nova carga em seu cartão na Swile.
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Atualização dos colaboradores no Swile quando forem alterados no SIRH.
Sempre que houver uma alteração no Metadados de um dos campos descritos na carga inicial, o colaborador será atualizado na Swile.
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Envio dos Pagamentos calculados pelo módulo de benefícios do SIRH.
Fluxo de Dados:
- O SIRH realiza os cálculos e marca os registros como liberados para integração, mediante liberação do usuário. Esta liberação pode ser de todo cálculo ou de contratos específicos.
- A API acessa os dados e envia para a Swile.
- A API processa os dados e retorna um status, indicando se a integração foi bem-sucedida ou se ocorreu algum erro.
- Caso o processamento tenha sido bem-sucedido, a situação de "Integrado" será registrada de volta no SIRH., caso não seja bem sucedido, é retornado um campo Memo com indicação do motivo de não ter sido integrado para avaliação do usuário.
- Marcar diretriz no modulo de benefícios
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Lista de Produtos Swile:
Refeição – v51
Alimentação – v52
Refeição e Alimentação – v5
Combustível - v3
Saldo Livre - v300
Saúde - v701
Educação - v702
Mobilidade - v703
Home Office - v10
Multibenefícios - v13
Presente Natal - v104
Cesta Natal - v502
Multibenefícios Natal - v131
Premiação - v307Nenhum – (Indica que não é produto swile)
--> Registro de Beneficiários
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Cálculo Realizado, situação em conferência no Histórico do cálculo
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Liberar o cálculo para a integração Swile
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Informa a Opção de Pagamento e a Data de Crédito
Pedidos liberados para a Swile
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Cálculo Realizado, situação em conferência no Histórico do cálculo
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Lista de Produtos Swile:
Processo de Ativação da Integração
- a Swile demandará para a Metadados a ativação de um novo cliente.
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neste momento a equipe Metadados dispara o processo para instalar a API SIRH.
Para clientes SAAS é instalada a API e concedido acesso de admin para o responsável pela TI do cliente. Ele que deve criar o usuário para conexão na API para realizar a integração.
Para cientes com base local, a equipe de integrações da Metadados contata a TI do cliente para realizar a instalação e configuração da API.
Link do Artigo: https://suporte.metadados.com.br/hc/pt-br/articles/5802358369563-Como-Instalar-e-ou-Atualizar-a-API-Metadados
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realizada a configuração da API, a Metadados criará um usuário na plataforma de integrações https://integracoes.metadados.com.br. Quando criado o usuário é disparado um convite para que a pessoa possa finalizar seu cadastro. Esse convite tem validade de 24 horas.
Esse usuário será o responsável por ativar a integração, gerenciar as credenciais de acesso e os horários de execução da integração.
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Com o usuário criado já é possível ativar a integração (desde que os dados das pessoas já tenham sido validados).
- Quando o administrar acessar https://integracoes.metadados.com.br/ ele já localizará os fluxos de integração da Swile no menu "Integrações."
- Ao clicar em "Detalhes" de cada um dos fluxos é aberto um novo menu para administração dos fluxos:
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No menu credenciais o cliente deve preencher os dados:
URL da API do SIRH: será preenchido pela equipe Metadados, mas o cliente deve revisar.
Usuário da API do SIRH: Usuário para autenticar na API SIRH.
Senha da API do SIRH: Senha para autenticar na API SIRH.
URL da API do Flow: não necessário o preenchimento.
ClientId da API do Flow: não necessário o preenchimento.
ClientSecret da API do Flow: não necessário o preenchimento.
URL da API do Swile: será preenchido pela equipe Metadados, mas o cliente deve revisar.
ClientId da API do Swile: fornecido pela Swile.
ClientSecret da API do Swile: fornecido pela Swile.
Estabelecimentos Considerados na Integração: informar os códigos dos estabelecimentos do SIRH que serão considerados para a integração. Se for mais de uma separar por ponto e vírgula. Ex: 0001;0002;0003
Vínculos Empregatícios Ignorados: código dos vínculos empregatícios de colaboradores que não devem ser integrados com a Swile. Se for mais de um separar por ponto e vírgula. Exe: 15;02
Dias de Histórico para buscar os dados: será preenchido pela equipe Metadados, mas o cliente deve revisar. É o tempo de histórico que integração busca as admissões e rescisões.
E-mail enviado (Corporativo ou Pessoal): será preenchido pela equipe Metadados, mas o cliente deve revisar. Deve ser informado "Corporativo" se a preferência do e-mail para integração com o Swile será o email corporativo do SIRH. Caso a preferência seja o e-mail pessoa, informar "Pessoal".
Sistema - SIRH ou FLOW: será preenchido pela Metadados.
Os itens em negrito são de preenchimento obrigatório por parte do cliente.
Somente é necessário o preenchimento dos campos em um fluxo, após é possível copiar os dados de um fluxo para o outro sendo necessário somente preencher novamente os campos:
- Senha da API do SIRH
- ClientId da API do Swile
- ClientSecret da API do Swile
- Email e telefone devem ser únicos por pessoa.
- Após o preenchimento dos dados se deve rodar os fluxos na seguinte ordem:
- Swile WorkGroups: para criação de Filiais e Grupos dentro da Swile.
- Swile Colaboradores: para envio de todos os colaboradores ativos e afastados para o Swile.
- os demais fluxos rodarão automaticamente nos horários agendados.
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Também é possível que o cliente defina o horário de execução de cada fluxo no menu execução.
No exemplo da imagem abaixo, o fluxo de colaboradores estão agendado para executar as 22 horas diariamente.
No canto superior direito, no botão azul, é possível disparar a integração manualmente.
- No menu logs, se pode analisar os logs de cada uma das execuções.
Ao clicar no botão das ações será exibido o detalhe dos logs da execução: