Legenda da solicitação vermelha ou amarela.
Solicitação em Amarelo:
São solicitações que não conseguiu criar o workflow, ou seja, no momento que a solicitação foi criada tinha uma determinada regra de quem aprovava e de quem executava e antes mesmo desta solicitação ser aprovada ou executada via portal a regra foi alterada e a solicitação acaba se perdendo.
Dúvidas frequentes:
1. Quando que se perde o Workflow? A quebra do Workflow acontece quando um usuário tenta realizar uma ação (Abertura / Aprovar / Reprovação / Executar / Anulação) e esta ação não é realizada com sucesso.
2. Se alterar a regra do perfil pode quebrar o workflow? Neste caso a quebra do Workflow não acontece, porem a solicitação pode ficar perdida.
Exemplo:
Solicitação 1000 foi aberta e terá 3 etapas das de aprovação, (Aprovação Etapa 1 / Aprovação Etapa 2 / Aprovação Etapa 3)
Caso esta solicitação já esteja na Etapa 3 e seja removido esta etapa da solicitação, ela ainda irá aguardar uma aprovação na Etapa 3, porem ela não existe.
Sendo assim a solicitação fica perdida, pois não existe mais um Aprovador Etapa 3 para ela e ela irá ficar aguando esta ação.
3. Se incluir uma regra nova na solicitação de um perfil que não tem na regra, pode quebra o perfil?
Incluir novas regras na solicitação não influenciam os workflows apenas modifica para quem está solicitação foi encaminhada e irá ser exibida, caso a nova regra encaixe para outros colaboradores.
Exemplo:
Solicitação 1001 foi aberta pelo perfil A e foi encaminhada para o perfil Gestor Setor A
Caso seja adicionado uma nova regra para o perfil A passando a ser encaminhada para o perfil Gestor Setor B, a solicitação passará a ser exibida para os 2 perfis de Gestores (Setor A e Setor B).
4. Se alterar a classificação gerencial do colaborador quebra o workflow?
Alterações em perfis não influenciam as solicitações e seus workflows apenas modifica para quem está solicitação foi encaminhada e irá ser exibida, tendo apenas como preocupação a situação da pergunta 2.
Exemplo:
Solicitação 1002 foi aberta e foi encaminhada para o perfil Gestor Setor A
Caso seja alterado a classificação gerencial e a solicitação passe para responsabilidade do perfil Gestor Setor B, a solicitação passara a ser exibida para este perfil.
5. Se pegar um perfil de colaborador que a regra está por unidade, e ajustarmos para o setor pode perder o Workflow?
Novamente se encaixa na situação anterior onde alterações em perfis não influenciam as solicitações e seus workflows apenas modifica para quem está solicitação foi encaminhada e irá ser exibida,.
Caso a solicitação esteja em amarelo você precisa cancelar no sistema conforme artigo Cancelar Solicitação do PortalRH Pela Administração do Sistema. e após solicitar para o colaborador abrir novamente.
Solicitação em Vermelho:
São solicitações que não tem aprovador ou executor, ou seja, pode ser que tem alguma regra com problema. Onde a solicitação é enviada pelo portal, mas está faltando na parametrização solicitação o executor ou o aprovador.
Dúvidas Frequentes:
1. Onde devo ir para corrigir as solicitações em Vermelho?
Inicialmente, deve-se verificar se o perfil de quem deveria aprovar a solicitação está marcado.
Este processo você confere entrando em: Administração do Sistema - Administração do Portal - Perfis de Usuários: busque o perfil e veja se está marcado como aprovador:
2. No cadastro do contrato (gestor) tem login e senha configurado?
Verifique o passo a passo do artigo Como Criar Usuário e Senha Para Acesso no PortalRH para conferir se tem os dados. Caso não tenha, informe os dados e volte a consultar as solicitações.
3. Caso o aprovador já esteja preenchido, como confiro o executor?
Verifique no tópico 3 do artigo: Como Parametrizar Solicitações no Portal RH e confira se o executor está preenchido no tipo de solicitação que está em vermelho.