Dúvida:
O que fazer quando o gestor não visualiza no Portal a solicitação para aprovação ou execução?
Solução:
Localize a solicitação na tela Consulta de Solicitações no SIRH (instruções no artigo: Como Consultar Solicitações na Administração do Sistema).
Clique na solicitação que o gestor não visualiza no Portal e clique no botão Detalhes.
Veja se o gestor que não está visualizando a solicitação está presente como próximo aprovador ou executor.
Caso o nome do gestor esteja na lista do próximo aprovador (ou executor) e mesmo assim ele não visualize a solicitação no Portal, abra um chamado no suporte para melhor verificação (ou avise o analista caso ele tenha orientado a ver este artigo).
Se o nome do gestor não estiver na lista do próximo aprovador (ou executor), realize as verificações abaixo:
1. Realize uma consulta de perfis, para ver quais perfis de usuário estão vinculados ao colaborador que abriu a solicitação.
Instruções no artigo: Como consultar perfil de usuário no Portal RH.
2. Entre no cadastro da devida solicitação, na tela Configuração do Portal .
No Módulo Administração do Sistema, acesse o Menu: Administração do Portal > Configuração do Portal > menu Solicitações Modelos.
Nas regras da solicitação, localize a regra onde o solicitante é um dos perfis vinculados ao colaborador que abriu a solicitação.
Veja nessa regra, qual é o perfil de aprovador (ou executor, dependendo da etapa que o gestor não visualiza).
Veja se o gestor que não visualizou a solicitação está vinculado a este perfil.
No Módulo Administração do Sistema, acesse o Menu: Administração do Portal > Perfis de Usuário.
Se ele não estiver, é possível realizar uma das seguintes ações:
- Vincular o contrato do gestor nas permissões de acesso do perfil que está como aprovador da regra da solicitação;
- Ajustar a regra da solicitação, para fazer com que o aprovador seja o perfil que atualmente está vinculado ao devido gestor (neste caso, para evitar erros na aprovação/execução dessas solicitações, finalize todas as solicitações que estão em aberto deste modelo).
Exemplo:
Colaborador Alexandre realizou a solicitação e o gestor Cândido não viu essa solicitação no Portal para aprovar.
Na consulta de perfis, vimos que o colaborador Alexandre está vinculado ao perfil "colaboradores Cyro".
No cadastro da solicitação, o perfil de usuário que aprova as solicitações de quem está no perfil "colaboradores Cyro" é o perfil "Gestor Cyro".
No cadastro do perfil de usuário "Gestor Cyro", não consta o Cândido nas regras de Permissão de Acesso (print abaixo). Por isso que ele não visualiza a solicitação no Portal.
Neste caso, podemos incluir o contrato do Cândido no perfil "Gestor Cyro" (dessa forma o Cyro e o Cândido podem aprovar e o Cândido verá a mesma equipe do Cyro no Portal):
Ou alteramos a regra da solicitação, colocando o perfil de usuário vinculado ao Cândido para ser aprovador (não esquecer de finalizar as solicitações pendentes antes de realizar essa ação). Neste caso, apenas as pessoas vinculadas ao perfil escolhido serão aprovadores.
Outra situação que pode ocorrer é ter uma regra genérica, onde o solicitante consta como "Todos os colaboradores" e o aprovador consta como "Todos os Gestores", conforme exemplo abaixo:
Neste caso, deve-se ver quais são os perfis de usuário do tipo Gestor estão vinculados a este gestor que não visualiza a solicitação do colaborador no Portal.
No cadastro deste perfil de gestor, ver nas permissões de visualização se a regra está com a opção "Aprovador" marcada:
E se o colaborador que abriu a solicitação está na lista "Colaboradores" presentes nesta mesma tela:
Se não estiver, ajustar a regra para que o colaborador esteja na listagem.