A funcionalidade de feedbacks visa encorajar o reconhecimento dos sucessos e abordar aprimoramentos entre colegas. Uma comunicação aberta e construtiva é essencial para o crescimento e a colaboração eficaz dentro da equipe, promovendo o desenvolvimento de relacionamentos maduros tanto dentro das equipes quanto entre diferentes áreas. Essa dinâmica contribui significativamente para o progresso geral das equipes.
Ao acessar a seção Conversas e selecionar a opção Dar Feedbacks, os usuários podem fornecer tanto feedbacks a qualquer membro da organização.
Feedback de Elogio
Aqueles que desejarem enviar feedback de elogio a seus colegas devem selecionar a opção Elogio e clicar em Avançar.
Em seguida, deverão descrever a situação e o comportamento observado, os impactos envolvidos e um agradecimento.
Com base nessas informações e no estilo de texto escolhido, a inteligência artificial criará uma sugestão de feedback, que poderá ser revisada e editada antes do envio.
Quando um feedback de elogio é fornecido, ele pode ser associado aos valores organizacionais, demonstrando como esses valores estão sendo aplicados prlo colega no dia a dia.
Quem recebeu o feedback de elogio será notificado por e-mail e poderá visualizar as informações enviadas pelo colega em: Conversas > Meus Feedbacks > Feedbacks Recebidos.
Além disso, terá a opção de agradecer com o apoio da inteligência artificial.
O colaborador que recebeu o elogio poderá agradecê-lo, e, ao fazer isso, quem realizou o feedback também receberá uma notificação por e-mail sobre o agradecimento, bem como poderá acompanhar em meus feedbacks.
Observação: Não há prazo limite para agradecer a um feedback de elogio.
Feedback de Melhoria
Um feedback de melhoria pode proporcionar crescimento profissional e aperfeiçoamento de habilidades ao identificar áreas de desenvolvimento. Isso também pode aumentar a autoestima e o desempenho, motivando o engajamento e a busca por novos conhecimentos. Dessa forma, impulsiona o desenvolvimento contínuo e o sucesso na carreira dos envolvidos.
Quem desejar realizar esse tipo de feedback deverá acessar: Conversar > Dar Feedback > Selecionar a pessoa > Iniciar > Melhoria.
Depois de preenchido os campos, ao clicar em avançar, a inteligência artificial apoiará com uma sugestão de resposta personalizada com embasamento em uma linguagem de comunicação não violenta, para tornar esse feedback assertivo.
Novamente, mesmo no envio de feedback de melhoria, pode-se associar aos valores organizacionais, demonstrando como esses valores estão sendo aplicados na prática.
Ao clicar em Avançar, serão sugeridas competências para enriquecer o feedback e apoiar o desenvolvimento do colega.
Quem recebeu o feedback de melhoria poderá acompanhar a notificação por e-mail ou acessar o Vibe em: Conversas > Meus Feedbacks > Meus Feedbacks Recebidos.
Nesta tela, o usuário conseguirá acompanhar a existência de uma pendência e optar por concordar ou discordar do feedback de melhoria. Essa pendência só ficará disponível durante 7 dias consecutivos, ultrapassado esse período, não será mais possível responder e os botões de Concordar e Discordar ficam desabilitados.
Se houver concordância deste feedback de melhoria, poderá responder com uma mensagem de agradecimento, auxiliado pela Inteligência Artificial.
- Visualização de quem enviou o feedback:
- Visualização de quem recebeu o feedback:
Se houver discordância com o feedback de melhoria recebido, o usuário poderá selecionar Discordar e Avançar, explicando sobre quais pontos não concorda. Essas observações serão respaldadas pela inteligência artificial para garantir uma comunicação respeitosa e construtiva.
Quem enviou o feedback de melhoria receberá um e-mail informando que possui uma resposta ao feedback enviado. Também, poderá acompanhar em Conversas > Meus Feedbacks > Feedbacks enviados. Nesta tela, o usuário conseguirá acompanhar a existência de uma pendência e optar por concordar ou discordar do feedback de melhoria. Essa pendência só ficará disponível durante 7 dias consecutivos, ultrapassado esse período, não será mais possível responder e os botões de Concordar e Discordar ficarão desabilitados.
Se concordar, a resposta recebida, este usuário terá o apoio da IA (inteligência artificial) para sugestão de uma resposta personalizada. Ao passo que o remetente receberá um e-mail, e também, conseguirá acompanhar em Meus Feedbacks.
No entanto, se discordar, então é sinal de que essa interação não vai ser resolvida por mensagens e uma conversa direta entre as partes é necessária. Por isso, haverá a opção de discordar da resposta e marcar uma conversa de alinhamento.
Ambos receberão e-mail notificando sobre a necessidade de realizarem uma conversa de alinhamento. Após a conversa ter ocorrido chegarão a uma conclusão, para que, posteriormente, cada um possa fazer seu respectivo registro de alinhamento. Essa conversa de alinhamento também ficará disponível na Home, ou ainda, em Conversas > Meus Feedbacks > Meus Feedbacks Enviados (para quem enviou o feedback) ou Recebidos (para quem recebeu o feedback).
Ao clicar nesse feedback com notificação de pendência, o usuário poderá acompanhar todo o histórico com as diferentes respostas.
Após a conversa direta ter ocorrido, ambos farão o registro de alinhamento, e novamente, haverá o apoio da IA como sugestão personalizada para esse registro.
Após o registro por uma das partes, a outra poderá ver apenas que a conversa foi registrada, mas não terá acesso ao conteúdo.
Assim que ambos responderem, poderão visualizar as respectivas respostas e conferir a conclusão do feedback de melhoria. Cabe ressaltar que a conclusão fica vinculada ao feedback sendo ele válido ou não válido, ou seja:
- Se ambos não responderem ao registro de alinhamento, a conclusão será com discordância;
- Se um responder que o feedback é valido e, o outro, que o feedback não é válido, a conclusão será com discordância;
- Se ambos responderem que o feedback é invalido, a conclusão será com feedback inválido.
Atenção! Os usuários com conversas de alinhamento pendentes receberão um lembrete por e-mail no 5º, 6º e 7º dia, informando que o prazo está se encerrando.