Situação:
Funcionário faleceu, porém o RH só teve conhecimento agora. Qual procedimento devo seguir?
Solução:
1. Reabra o eSocial, do mês mais atual até o mês/ano do falecimento.
2. Exclua os Eventos Mensais do funcionário, do mês mais atual até o mês/ano do falecimento.
3. Desfaça as Alterações Cadastrais da Pessoa ou Contrato igual ou posterior ao falecimento.
Leia o artigo: Como Desfazer uma Alteração Cadastral ou Contratual.
4. Cadastre o Aviso Prévio, utilizando o Motivo de Falecimento: Como Cadastrar o Aviso Prévio.
Quando refere-se ao Período que as Folhas Mensais estão consolidadas, leia o artigo: Como Cadastrar e Incluir Folha Antiga.
5. No Módulo Folha de Pagamento, acesse o Menu: eSocial > Geração os Eventos de Rescisões e gere o S-2299 para este funcionário: Como Gerar os Eventos de Rescisão.
6. Gere o Evento S-1210 da Competência da Rescisão;
7. Faça o Fechamento dos Eventos Mensais do mês/ano do falecimento até o mês atual.
8. Verifique a necessidade de Retificação de Declarações, como SEFIP...