Atualmente, o Portal RH oferece duas opções para a Gestão de Horas Extras:
- Solicitação de Hora Extra.
- Autorização de Hora Extra.
Abaixo estão os passos detalhados para cada uma dessas opções.
1. Solicitação de Hora Extra:
1.1 Para Colaboradores:
1.1.1 Acesse o Portal RH.
1.1.2 Navegue até o Menu: Minhas Solicitações.
1.1.3 Clique em Abrir nova solicitação.
1.1.4 Selecione a Solicitação de Autorização de Horas Extras e clique em Iniciar Solicitação.
1.1.5 Preencha as informações necessárias e Envie a Solicitação.
1.2 Para Gestores:
1.2.1 Acesse o Portal RH.
1.2.2 Vá para o Menu: Minha Equipe.
1.2.3 Selecione Perfil da Equipe.
1.2.4. No campo Pessoa, escolha o Colaborador para qual deseja solicitar a Hora Extra.
1.2.5 Selecione a Solicitação de Autorização de Horas Extras, clique em Iniciar Solicitação e preencha as informações necessárias.
1.3 Fluxo da Solicitação:
A Solicitação de Hora Extra seguirá o fluxo de aprovação de acordo com a regra estipulada. Esta regra é configurada no Módulo de Administração do Sistema: Navegue até Administração do Portal > Configuração do Portal RH > Solicitação - Modelos > Regra do Perfil.
1.3.1 Selecione a Solicitação na aba Regra por Perfil.
Importante! Atualmente, temos duas solicitações que podem ter regras diferentes, sendo uma para a Autorização de Hora Extra solicitada pelo gestor e outra para a Solicitação de Hora Extra feita pelo colaborador. Portanto, é necessário verificar a regra conforme o tipo de perfil do solicitante.
2. Autorização de Hora Extra
Esta opção é exclusiva para Perfis de Gestores.
2.1 Para Gestores:
2.1.1 Acesse o Portal RH.
2.1.2 Navegue até o Menu: Gestão > Frequência > Autorização de Hora Extra.
2.1.3 Insira as Autorizações de Horas Extras necessárias.
A Programação será criada diretamente no Sistema de Frequência.
2.2 Configuração da Autorização de Hora Extra:
Para que a opção de Autorização esteja disponível para os Gestores, é necessário configurar o perfil no Módulo de Administração do Sistema: Administração do Portal > Perfis de Usuário > Escolha o perfil desejado.
2.2.1 Na aba Ações, certifique-se de que a opção Autorização de Horas Extras está ativada dentro do Módulo de Frequência.
Você sabia? 🔎️
Diferença Principal de Solicitação x Autorização:
A principal diferença entre a Solicitação e a Autorização de Hora Extra é que a Autorização de Hora Extra não segue um fluxo de aprovação; ela é inserida diretamente no Módulo de Frequência após ser realizada.
Já a Solicitação de Hora Extra segue um fluxo de aprovação e somente irá criar a programação no sistema de frequência após a execução completa do fluxo da solicitação.