Siga as instruções a seguir para Fazer a Assinatura Eletrônica BRy através do Portal RH:
Acesse o menu: Meus Dados > Meus Documentos.
Quando o usuário possuir permissão de acesso (perfil de acesso), será possível visualizar os documentos que está envolvidos para assinatura eletrônica através do menu: Meus Documentos.
Ao acessar o recurso, serão apresentados os documentos onde há envolvimento do usuário, seja ele a primeira ou segunda pessoa a assinar.
Filtros
Tipo de assinatura: (Todos), Assinatura Eletrônica ou Ciência.
Tipo de documento: (Todos), tipos de documentos onde há envolvimento do usuário.
Status:
- Pendente da minha assinatura/ciência: apresenta documentos que o usuário precisa assinar ou informar ciência.
- Assinado/Ciência por mim: apresenta documentos que o usuário assinou ou informou ciência.
- Cancelado: Apresenta documentos onde há envolvimento do usuário, porém, foi cancelado pelo módulo que o enviou.
Observação: documentos já assinados não podem ser excluídos (devido integração/cobrança da assinatura registrada na BRy), desta forma, são cancelados pelo módulo de envio.
Dados apresentados referente ao documento
Visualizar o Arquivo: opção para que o usuário possa visualizar o documento antes e após assinar. Será sempre disponibilizada a última versão/situação do arquivo.
Botão Grupo de pessoas: apresenta todas as pessoas que devem informar ciência ou assinar o documento e a situação. Somente documentos com mais de duas pessoas para assinar apresentarão este botão.
Criação: data e hora que o documento foi disponibilizado para assinatura.
Nome do Documento: nome do arquivo enviado para assinatura.
Tipo do Documento: identificador para auxiliar na busca dos documentos.
Check da 1ª Assinatura/Ciência: quando estiver em cinza significa que o usuário ainda não realizou a assinatura. Quando estiver azul indica que a assinatura já foi realizada. Ao parar com o mouse sobre o ícone será apresentada a data e hora da assinatura.
1ª Assinatura/Ciência: nome da pessoa que deve realizar assinatura no documento. Observação: não é obrigatório respeitar a ordem de assinatura, ou seja, a segunda pessoa pode assinar antes da primeira.
Check da 2ª Assinatura/Ciência: quando estiver em cinza significa que o usuário ainda não realizou a assinatura. Quando estiver azul indica que a assinatura já foi realizada. Ao parar com o mouse sobre o ícone será apresentada a data e hora da assinatura.
2ª Assinatura/Ciência: nome da pessoa que deve realizar assinatura no documento. Observação: não é obrigatório respeitar a ordem de assinatura, ou seja, a segunda pessoa pode assinar antes da primeira.
Assinatura
Para realizar a assinatura o usuário deve clicar no botão Assinar ao lado documento. Se estiver correto, será apresentada a mensagem de sucesso após a assinatura. Se houver algum problema de integração com a Metadados ou com a assinatura o usuário, será informado com uma mensagem na tela.
Após realizar a assinatura, o botão Assinar ficará oculto.
Ao realizar a assinatura eletrônica, o usuário será adicionado ao documento imagem contendo o "desenho" da assinatura do colaborador. Quando o documento é enviado ao Portal RH, o Módulo deve informar a página e o local para adicionar a assinatura. Por padrão, ela será apresentada em todas as páginas no canto inferior esquerdo, e a segunda assinatura ficará ao lado da primeira.
Na última página, será adicionado o certificado da BRy de validação de assinatura.
Exemplo de Assinatura não realizada:
Exemplo de Assinatura realizada:
Assista também a videoaula:
Leia também o artigo:
Como configurar para utilizar assinatura eletrônica e ciência em documentos através do Portal RH.