Situação:
Ao consultar um documento que já foi assinado por todos os colaboradores envolvidos (tanto no Portal RH quando no SIRH) , não consta o selo de assinatura no documento, ficando como se ele não tivesse sido assinado.
Causa:
Os usuários não conseguem visualizar esses documentos assinados por dentro do sistema Metadados ou pelo Portal RH por conta de uma inconsistência na obtenção do respectivo arquivo através da plataforma Unico. Na prática, quando um documento é assinado, ele é armazenado na Unico e o sistema Metadados obtém este documento da Unico e atualiza no banco de dados. A inconsistência é nessa atualização, onde o documento já está assinado e presente na Unico, mas o sistema Metadados não estava atualizando ele no seu banco de dados.
Realizamos o devido ajuste para que os próximos documentos assinados não tenham essa inconsistência, e para os documentos antigos, realizamos a criação de uma funcionalidade para recupera-los.
Solução:
Para recuperar os documentos com assinatura concluída, mas que não consta o selo da assinatura na consulta, realize o procedimento abaixo:
1 - No Portal RH, clique no nome do usuário logado (localizado no canto superior direito), para que abra o respectivo menu. Neste menu, selecione a opção "Configurações".
OBS.: Caso não esteja sendo exibida esta opção "Configurações" no usuário logado no Portal RH, consulte o artigo abaixo:
Como Habilitar a opção Configurações no Portal RH
2 - Nas Configurações do Portal RH, será mostrada o item "Recuperação de documentos assinados - UNICO": conforme abaixo:
Neste item, clique em "Iniciar".
Ao clicar em "Iniciar", a recuperação de documentos será iniciada.
Importante:
Este processo pode demorar, dependendo da quantidade de documentos a serem recuperados. O ideal que este processo seja feito em um momento onde o acesso ao Portal RH seja menos concorrido.
Após iniciar a recuperação de documentos, é possível seguir utilizando o Portal RH normalmente.
Para saber se a recuperação foi finalizada, basta consultar as configurações novamente e observar o campo "Última execução".
Se o processo não estiver concluído, irá aparecer a informação "Em processamento":
Quando a recuperação dos documentos for finalizada, o usuário será notificado no Portal RH:
Neste caso, ao acessar as Configurações do Portal RH, será apresentada a informação da data e hora da última execução do Recuperador de Documentos.
Após este processo, irá constar o selo de assinatura dos documentos já assinados nas consultas pelo Sistema Metadados (SIRH) e pelo Portal RH.
Consultando o Log
O detalhamento do processo de recuperação dos documentos assinados é documentado no log "LogDocumentosRecuperados_UNICO", presente dentro da pasta "Log", presente no diretório de instalação do Portal RH .
Geralmente o diretório de instalação do Portal RH é C:\inetpub\wwwroot\PortalRH, localizado no servidor onde o Portal RH está instalado, mas pode variar de acordo com as particularidades de cada cliente. Dentro deste diretório, há uma pasta "Log" onde o log referente à recuperação de documentos é gerado.
Será gerado um log a cada execução do Recuperador de Documentos. No arquivo de log, será apresentada uma sequência numérica após o nome "LogDocumentosRecuperados_UNICO". Essa sequencia numérica é a data/hora que o log foi gerado. A cada execução do recuperador de documentos Unico, um novo log é gerado.
Dentro deste log, será apresentada a quantidade de documentos localizados sem o selo de assinatura e todo o processo de recuperação desses documentos, um a um.
Ao final do log será informado os números sequenciais dos documentos recuperados.
Inicio do log:
Final do log: