Atualização na Autenticação do Portal RH
Reconhecendo a importância de proteger os dados de seus usuários, a Metadados anuncia uma atualização significativa no login do Portal RH: a migração do modo de autenticação de Aplicação para Autenticação Metadados. Essa migração estará disponível a partir da revisão mensal de fevereiro de 2025.
Essa mudança visa fortalecer a segurança, garantindo que as informações pessoais e sensíveis dos usuários fiquem ainda mais protegidas contra ameaças cibernéticas. A seguir, detalhamos as alterações que serão implementadas.
O que é a Autenticação Metadados?
O que vai mudar para o Colaborador?
O que acontece quando o colaborador não tem e-mail vinculado?
O que acontece quando o mesmo email está vinculado a mais de um colaborador no SIRH?
O que é a Autenticação Metadados?
A Autenticação Metadados foi desenvolvida para ser a forma oficial de acesso a todos os produtos Metadados, oferecendo maior proteção às informações dos usuários. Com a migração, os dados de login não ficarão mais armazenados na base de dados local de cada cliente, mas sim centralizados no servidor da Autenticação Metadados, com as devidas políticas de segurança, reduzindo a vulnerabilidade dessas informações.
O que vai mudar para o Colaborador?
Ao realizar o primeiro login no Portal RH após a mudança, o colaborador será direcionado para uma tela de confirmação de e-mail.
O e-mail exibido nessa tela será o e-mail corporativo registrado no cadastro da pessoa do colaborador na tela Pessoas (módulo Folha de Pagamento) ou na tela Pessoas e Contratos (módulo Frequência). Na ausência do e-mail corporativo, será exibido o e-mail pessoal.
Caso necessário, o colaborador poderá trocar o email a ser vinculado à autenticação do Portal RH, desde que seja um e-mail que não esteja vinculado ao outro colaborador. Para isso, deve-se clicar no botão Trocar E-mail.
Após a confirmação do e-mail, o Portal RH exibirá uma mensagem informando o envio de um link para ativação da conta e redefinição de senha.
O colaborador deverá acessar esse link e definir uma nova senha conforme as diretrizes de segurança informadas no e-mail.
Após a redefinição da senha, o acesso ao Portal RH ocorrerá normalmente com a nova credencial.
O que vai mudar para o RH?
Com a migração, o RH não poderá mais alterar a senha de acesso de um colaborador, pois essa informação passará a ser armazenada diretamente no servidor da Autenticação Metadados. Dessa forma, apenas o próprio colaborador poderá redefinir sua senha por meio da opção Esqueci minha senha na tela de login do Portal RH.
Para novos colaboradores, o RH deverá definir uma senha temporária, que será utilizada no primeiro acesso ao Portal RH. Após o primeiro login no Portal RH com a senha informada pelo RH, o colaborador será direcionado à tela de confirmação de e-mail e, posteriormente, receberá um link para redefinição de senha. Esta nova senha será utilizada para os próximos acessos ao Portal RH.
A senha temporária deve ser cadastrada na tela Pessoas no módulo Folha de Pagamento, através do menu: Cadastramento > Pessoas, na guia Endereço/Usuário (ou na tela Pessoas e Contratos no módulo Frequência).
Após o colaborador realizar a confirmação do e-mail no Portal RH, o email confirmado será exibido no campo E-mail para Login. Caso esse campo contenha um e-mail, significa que o colaborador já realizou a confirmação e, a partir desse momento, o RH não poderá mais alterar sua senha.
Observação: no caso do e-mail exibido na tela de confirmação estar incorreto, o RH pode removê-lo clicando no botão Limpar. Isso permitirá definir uma nova senha temporária. Após isso, o RH deverá corrigir o e-mail corporativo no cadastro do colaborador. No próximo acesso ao Portal RH, o colaborador visualizará a tela de confirmação de e-mail com o endereço correto. Caso não haja e-mail corporativo cadastrado, o Portal RH considerará o e-mail pessoal.
O que acontece quando o colaborador não tem e-mail vinculado?
Se o colaborador não possuir um e-mail cadastrado, ao tentar realizar o login com a senha temporária, ele será direcionado para uma tela onde poderá informar um e-mail de sua escolha para receber o link de ativação de conta e redefinição de senha.
O que acontece quando o mesmo email está vinculado a mais de um colaborador no SIRH?
Se mais de um colaborador utilizar o mesmo email em seu cadastro, o Portal RH não permitirá o uso deste email na vinculação da autenticação do Portal RH. Apenas serão permitidos emails vinculados a um único colaborador.
No caso da existência de um mesmo email para mais colaboradores, quando o usuário do Portal RH realizar o login (com a senha antiga ou temporária), ao invés de ser direcionado para a tela de Confirmação de E-mail, ele será direcionado à tela de Cadastro de E-mail, para que ele informe um email válido para vincular à autenticação do Portal RH.
Importante:
Caso necessário, a opção de cadastrar/trocar o e-mail no momento do login do Portal RH pode ser desabilitada. Para isso, é necessário entrar em contato com o suporte da Metadados. Com essa opção desativada, caso o colaborador não possua e-mail vinculado ou o email vinculado a ele também esteja vinculado a outro colaborador, o login será bloqueado até que o RH realize a devida atualização no cadastro.
Abaixo, segue o procedimento para conferir qual conta de email está vinculado ao smartphone, caso necessário consultar para saber qual e-mail informar no login do Portal RH:
Passo a Passo no Smartphone (iOS e Android)
iOS:
Android:
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