Após parametrizar o duplo fator de autenticação para uso, é necessário ajustar o cadastro dos usuários no Portal RH. Para isso, siga o passo a passo abaixo:
- No módulo de Folha de Pagamento, acesse o menu: Cadastramento > Pessoas.
- Busque pela Pessoa em questão.
- Acesse a guia Endereço/Usuário e no grupo Portal RH - Informações do Usuário informe o e-mail que será utilizado para o login no Portal RH no campo E-mail para Login .
Este e-mail será usado para o envio do código de validação no login e para outras notificações, como ativação de usuário e redefinição de senha.
Considerações Importantes ⬇️
- Ao realizar o login no Portal RH, o usuário deverá utilizar o e-mail cadastrado no campo E-mail para Login. Se o e-mail não estiver preenchido, o Portal RH irá sugerir o e-mail corporativo e na ausência deste, irá sugerir o e-mail pessoal. Se tiver mais de um colaborador com o mesmo e-mail vinculado, ou o colaborador não possuir emails vinculados em seu cadastro, o login não será feito até que o cadastro seja ajustado.
- O e-mail a ser utilizado para login no Portal RH (campo E-mail para Login ) não precisa ser o e-mail pessoal ou corporativo previamente informado em outros campos no cadastro da pessoa. Pode ser um terceiro e-mail ou um dos já registrados no cadastro da pessoa.
- O e-mail utilizado para o login no Portal RH receberá:
- O código de validação usado como duplo fator de autenticação;
- O link para ativar o usuário no primeiro acesso;
- O link para redefinição de senha, caso necessário.
- Quando o duplo fator de autenticação está habilitado, o campo Usuário na tela Pessoas é utilizado para amarrações internas no Portal RH e pode ser usado para a realização do login também. Este campo não deve ser deixado vazio, mesmo que, na prática, o colaborador não precise utilizá-lo para acessar o Portal RH (caso opte por acessar informando o email na tela de login do Portal RH).
Para conhecimento:
- Com a autenticação em dois fatores habilitada, o Portal RH é integrado com a Autenticação Metadados, que é a forma de autenticação oficial da Metadados. Essa integração faz com que as credenciais que o usuário usa para acessar o Portal RH não sejam salvas na base de dados do SIRH, mas sim diretamente no servidor onde os dados de autenticação são armazenados.