Configuração do Aplicativo Autenticador no Portal RH
Quando a autenticação em duas etapas está ativada no Portal RH, é possível configurar um aplicativo autenticador para facilitar a obtenção do código de validação. Dessa forma, em vez de acessar o e-mail a cada login, o usuário pode utilizar o código gerado pelo aplicativo autenticador.
-
Passo a Passo para Configurar o Aplicativo Autenticador no Portal RH pelo Computador
Configuração no Google Authenticator
Configuração no Microsoft Authenticator -
Passo a Passo para Configurar o Autenticador pelo Aplicativo do Portal RH através do Smartphone
Primeiro Acesso
Acessos Posteriores
Configuração no Google Authenticator
Configuração no Microsoft Authenticator
Passo a Passo para Configurar o Aplicativo Autenticador no Portal RH pelo Computador
- Quando o Portal RH solicitar o código de validação, clique em Use o QR Code para configurar seu aplicativo de autenticação.
- Um QR Code será gerado na tela. Utilize o aplicativo autenticador para escanear esse QR Code.
- O Portal RH é homologado com os aplicativos Google Authenticator e Microsoft Authenticator.
-
Abra o Google Authenticator.
-
Se for a primeira configuração, toque em Adicionar um código. Caso já tenha códigos cadastrados, toque no botão +.
-
Clique em Fazer leitura de um QR Code.
-
Aponte a câmera do smartphone para o QR Code gerado pelo Portal RH.
-
Um código será gerado dentro do aplicativo e poderá ser usado no login do Portal RH.
Configuração no Microsoft Authenticator
-
Abra o Microsoft Authenticator.
-
Toque no ícone do QR Code no canto inferior direito.
-
Aponte a câmera do smartphone para o QR Code gerado pelo Portal RH.
-
O Microsoft Authenticator adicionará uma nova conta e exibira o e-mail vinculado.
-
Toque na conta criada para visualizar o código gerado, que será usado no login do Portal RH.
Observações:
- Após o cadastro no aplicativo autenticador, recomenda-se atualizar a página do navegador antes de inserir o código de validação no primeiro acesso
- Se um novo QR Code for gerado no Portal RH, será necessário cadastrar a conta novamente no aplicativo autenticador, pois o sistema considerará apenas o QR Code mais recente.
Passo a Passo para Configurar o Autenticador pelo Aplicativo do Portal RH através do Smartphone
Para configurar um aplicativo autenticador pelo aplicativo do Portal RH, é necessário obter a chave de cadastro. O procedimento varia conforme o tipo de acesso:
Primeiro Acesso
-
Durante o login, será exibida uma mensagem informando a necessidade de configurar o autenticador.
-
Clique em Copiar chave para copiá-la para a área de transferência.
Acessos Posteriores
-
Quando solicitado o código de validação, clique em Configurar Autenticador.
-
Aparecerá um aviso informando que um novo cadastro será necessário caso já haja uma conta vinculada.
-
Clique em Continuar.
-
Em seguida, clique em Copiar chave para armazená-la na área de transferência.
-
Após obter a chave para cadastro no aplicativo autenticador, será necessário configurá-la no aplicativo.
Configuração no Google Authenticator
-
Abra o Google Authenticator.
-
Selecione Adicionar um código ou toque no botão +.
-
Escolha a opção Inserir chave de configuração.
-
Preencha os seguintes campos:
-
Codinome: escolha um nome para a conta.
-
Sua chave: cole a chave que está na área de transferência, copiada do Portal RH.
-
Tipo de chave: selecione Baseada no horário.
-
-
Clique em Adicionar.
-
O Google Authenticator gerará um código para ser usado no login do Portal RH.
Observação: esse código muda de tempos em tempos e pode ser usado quando o Portal RH solicita o código de validação para que o acesso a ele seja realizado.
Configuração no Microsoft Authenticator
-
Abra o Microsoft Authenticator.
-
Toque no ícone do QR Code no canto inferior direito para habilitar a câmera do smartphone.
-
Clique na opção Enter code manually.
-
Informe:
-
Tipo de conta a ser vinculada.
-
Nome da conta: escolha um nome para a conta.
-
Chave secreta: cole a chave que está na área de transferência, copiada do Portal RH.
-
-
Clique em Concluir.