Importante! Se você já tem o Serviço do eSocial instalado, baixe o Atualizador SRHeSocial e NÃO o Instalador, caso contrário, perderá todas as configurações de Banco de Dados já configuradas.
Exemplo:
1. Download dos arquivos de atualização
1.1. Acesse no Portal do Cliente a Área Restrita Metadados, no Menu: Versão de Produtos > Atualização.
Faça a busca em Arquivos Públicos.
Selecione o arquivo correspondente ao produto SIRH Metadados e versão liberada.
Faça o Download clicando no ícone destacado abaixo.
Exemplo:
2. Atualização do Serviço do eSocial
2.1. Parada de serviços METADADOS
Ainda no servidor da aplicação, verifique se existem serviços que iniciam com a descrição Metadados e que estão com status Iniciado.
Efetue a parada no gerenciador de serviços de seu servidor.
Normalmente, os serviços instalados no servidor são:
- MetaAgendador;
- Dimep Comunicação;
- Henry Comunicação;
- Serviço de Coletores.
Às vezes também é necessário finalizar os processos do gerenciador de tarefas do servidor.
2.2. Em seguida execute o atualizador.
Selecione uma pasta temporária para descompactação dos arquivos (pode ser a mesma utilizada para a instalação).
Atente-se ao local do diretório e revise as permissões de escrita e leitura, caso contrário pode acontecer o erro abaixo:
Outro possível erro é atualizar na máquina que não possui a instalação do eSocial. Exemplo:
2.3. Após a descompactação do arquivo, clique em Atualizar.
Aguarde o processo ser concluído.
2.4. Ao final do processo, irá exibir uma tela informando que a atualização foi executada.
Deixe a opção Visualizar Log marcada e verifique se ocorreu algum erro.
Atenção!
- Lembre-se que o diretório do serviço do eSocial é diferente do diretório do sistema e esta informação é importante na hora de atualizar o serviço.
- Atualize sempre o serviço do eSocial antes de atualizar o sistema da Metadados.
- Se o serviço for atualizado depois do sistema você deve reiniciar o serviço.
Leia também: