1. Requisitos para Atualização
Antes de iniciar os procedimentos para Atualização do Sistema, certifique-se que você possui os requisitos necessários para esse processo:
- Ter acesso para fazer o download do arquivo executável da versão.
- Ter permissão de administrador aos serviços Metadados, rodando nos servidores da empresa, além de conhecimento da estrutura da rede onde o sistema está instalado.
- Ter conhecimento para fazer Cópia de Segurança - Backup, antes de iniciar o processo de atualização.
- Ter acesso ao SIRH Metadados para executar o processo de atualização do banco de dados.
2. Download dos Arquivos de Atualização
Acesse o Portal do Cliente através do link cliente.metadados.com.br.
- Clique no Menu: Versão de Produtos > Atualização.
- Pesquise o arquivo desejado entre os Arquivos Públicos.
- Clique no ícone de Download, para cada um dos arquivos que desejar baixar.
3. Operadores Conectados
Para Atualizar o Sistema, os operadores conectados devem fechar o aplicativo em uso, inclusive a tela principal do SIRH Metadados. Caso algum operador permanecer conectado, o processo de atualização não poderá ser realizado.
Para verificar os operadores conectados no SIRH Metadados, no Módulo Administração do Sistema, acesse o Menu: Ferramentas > Operadores Conectados.
Nesta tela são visualizados os operadores conectados.
Não basta desconectar o operador, o operador deve sair normalmente do sistema.
4. Fechando Arquivos em aberto do Sistema
Caso o operador tenha saído do sistema e mesmo assim continuar aparecendo na tela de Operadores Conectados ou de arquivos em uso, o operador deve ser fechado pela administração de pastas compartilhadas no servidor onde está instalado o sistema.
Por exemplo, no servidor da aplicação, acesse o Menu: Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Gerenciamento de Compartilhamento e Armazenamento.
Marque Gerenciar Arquivos Abertos e selecione os arquivos que estiverem relacionados com o diretório onde o SIRH Metadados está instalado.
Exemplo:
Este procedimento somente deve ser realizado pelo responsável de TI, utilizando a opção Fechar Selecionados para não ocorrer problemas com outros sistemas. No servidor, devem-se fechar apenas as conexões do compartilhamento do Sistema Integrado de Recursos Humanos.
5. Parada de Serviços Metadados
Ainda no servidor da aplicação, verifique se existem serviços que iniciam com a descrição Metadados e que estão com status Iniciado. Efetue sua parada no gerenciador de serviços de seu servidor. Normalmente, os serviços instalados no servidor são:
- MetaAgendador;
- Dimep Comunicação;
- Henry Comunicação;
- Serviço de Coletores.
Às vezes também é necessário finalizar os processos do gerenciador de tarefas do servidor.
Clique na Barra de Tarefas do Windows > Processos, identifique se existe algum processo que inicie por RH ou Metadados sendo executado e finalize a tarefa.
6. Atualização do SIRH Metadados
Após verificar todos os itens anteriores, execute o arquivo SRH X.Y.Z.exe no diretório salvo.
Na tela inicial, informe o diretório em que o SIRH Metadados está instalado, até o subdiretório <META>.
Nesse momento, o sistema realizará a atualização automática da base de dados.
Aguarde até o término da atualização para liberar a conexão dos operadores do sistema e inicie novamente os serviços Metadados e retome o envio das informações do eSocial.
- Diretório do sistema informado incorretamente.
- Operadores conectados ao sistema.
- Serviços abertos que não foram parados.
- Versão atual superior a que está tentando instalar.
Caso ocorra algum erro n atualização do banco de dados, a Metadados ou o representante do sistema deve ser alertado imediatamente. Saiba também como atualizar os demais Produtos Metadados, em:
Como Fazer a Atualização do Portal RH
Como Fazer a Atualização do Serviço do eSocial
Como Fazer a Atualização do Currículo Web
A versão do Currículo Web não é liberada mensalmente podendo haver diferenciação no número das versões de Currículo e SIRH.