No Portal RH é permitido criar diversas solicitações.
Esta funcionalidade permite ao RH automatizar diversos processos com agilidade e segurança, através um fluxo sistematizado com controle e gestão de cada pedido realizado através do aplicativo.
1. No Módulo Administração do Sistema, acesse o menu: Administração do Portal > Configuração do Portal > Portal Núcleo > Solicitações-Modelos.
2. Clique no botão para inserir uma nova solicitação.
3. Verifique na guia Campos se os campos desejados estão disponíveis para seleção. Caso não estejam, cadastre o campo, conforme artigo Como Criar Novo Campo para Solicitações no Portal RH
4. Informe os dados:
- Descrição: Nome da Solicitação
- Solicitante: Gestor ou Colaborador
- Situação: Ativa ou Desativada
5. Na guia Campos, selecione os campos que fazem parte da solicitação.
Para cada campo classifique como:
- Requerido - de preenchimento obrigatório
- Leitura - não permite edição, somente leitura da informação
Exemplo:
Os campos podem ser incluídos em qualquer etapa da solicitação (Inclusão, Aprovação ou Execução). No caso da Aprovação, como esta poderá ter até 5 etapas, cada uma das etapas poderão ter a configuração dos campos individualmente:
6. Os campos da solicitação são disponibilizados no Portal RH na mesma ordem criada na solicitação. Para alterar a ordem dos campos, utilize as setas
.
7. Após criar a solicitação e configurar os campos necessários, clique na Guia Regra por Perfil para definir o fluxo da solicitação.
7.1. Para copiar o mesmo fluxo de uma solicitação existente, clique no ícone .
7.2. Ou, clique no botão para inserir o perfil de Solicitante/Aprovador(es) e Executor..
Os Aprovadores configurados em qualquer uma das Etapas (1 à 5) serão sempre relacionados ao Solicitante, sendo assim, quando for utilizado "Todos os Gestores", independente da etapa de aprovação, vai ser sempre o Gestor do Solicitante e não da Etapa de Aprovação imediatamente anterior.