Na busca da melhoria contínua e do desenvolvimento dos colaboradores, após finalizar o evento, podem ser realizadas avaliações de reação e de eficácia, visando a coleta de informações para análise do programa e da realização do treinamento.
Para registrar as avaliações:
- Inclua os questionários a serem aplicados.
- Defina na programação do evento a avaliação a ser aplicada.
- Registre as avaliações.
Questionários
Para montar o questionário de cada tipo de avaliação, acesse:
> Menu: Arquivo / Tabelas do Treinamento / Questionários.
O cadastro de Questionários está dividido em duas etapas:
- Cadastro das Perguntas.
- Cadastro do Questionário.
Na guia Perguntas, então, são registradas todas as Perguntas que compõem um Questionário.
Basta informar um código no campo Pergunta, preencher a Descrição e selecionar as opções dos campos Avaliar (Evento, Instrutor, Participante ou Outros) e Escala de Avaliação. Esta deve ser previamente cadastrada, acesse:
> Menu: Arquivo / Tabelas do Treinamento / Escalas de Avaliação.
É possível cadastrar várias respostas para um tipo de Escala de Avaliação. Informando um código para a Avaliação, a Descrição e o Peso para cada uma.
Exemplo:
Podem ser utilizadas diferentes Escalas de Avaliação para as Perguntas de um mesmo Questionário.
Entretanto, deve ser utilizado sempre o mesmo intervalo para o Peso dos Itens de Avaliação.
Visto que, o resultado das questões implica no cálculo final da média da Avaliação.
Exemplo: algumas Perguntas do Questionário possuem a Escala de Avaliação “Notas Conceituais” com variação de Pesos de 0 a 100. E para uma Pergunta somente será criada uma nova Escala “SIM ou NÃO”.
Para utilizar a mesma variação de Pesos, uma sugestão seria definir para a resposta “SIM” o Peso “100” e para a resposta “NÃO” o Peso “0”.
Ao final do cadastro de cada Pergunta, salve e visualize-a na lista de Perguntas.
Exemplo:
Após, cadastre o Questionário na guia Cadastramento. Informe um código ao Questionário e a Descrição e selecione a opção “Avaliação de Reação” ou “Avaliação de Eficácia” no campo Finalidade.
Em seguida, selecione as perguntas desejadas no quadro Perguntas e adicione ao quadro Perguntas Selecionadas .
Após, caso seja necessário, altere sua ordem e salve.
Avaliação de reação
A avaliação de reação é realizada, geralmente, logo após o término do curso.
O participante relata a sua opinião sobre o evento, em relação a: conteúdo desenvolvido, métodos utilizados, atuação do instrutor e condições gerais do evento (instalações, horário, mídias, etc.).
Para configurá-la, acesse:
> Menu: Eventos / Cadastramento.
Em seguida, na guia Evento, marque o campo Avaliação de Reação do quadro Opções de Avaliação e selecione o devido Questionário.
Exemplo:
A avaliação de reação é realizada quando o evento ainda está Programado, visto que ao ser definida deve fazer parte do processo de encerramento do treinamento.
Após, na guia Encerramento, selecione o participante na lista e clique no botão Avaliar Evento.
Nesta tela, inclua as respostas e as observações deste e clique no botão OK.
Além desta possibilidade de avaliação individual, pode-se fazer o registro de forma geral, acesse:
> Menu: Eventos / Avaliação.
Confirme a Base de Capacitação e selecione o Evento.
Clique na guia Avaliação de Reação / Perguntas, selecione a Pergunta e informe de forma geral através dos campos Qtde de Respostas e Avaliação.
Após, na guia Observações/ Sugestões, registre os comentários gerais feitos pelos participantes.
Exemplo:
Para calcular a média final, retorne ao cadastramento do evento e na guia Encerramento, clique no botão Calcular Avaliação.
Esta média refere-se ao cálculo das respostas para as perguntas que avaliam o evento.
E, na guia Instrutores, clique no botão Calcular Avaliação para apurar a média da avaliação do instrutor do evento.
No relatório de tela do evento visualiza-se as médias finais para cada pergunta do questionário da avaliação de reação.
Para auxiliar no gerenciamento dos Instrutores, o sistema permite visualizar as Horas de Treinamentos e suas respectivas avaliações.
Acesse:
> Menu: Consultas /Eventos / Horas de Treinamento e Avaliação dos Instrutores.
Selecione o Instrutor, o Período da consulta, as opções do quadro de Eventos, e filtros se necessário.
Serão apresentados todos os cursos que o Instrutor ministrou, bem como a avaliação de cada um.
Avaliação de eficácia
A avaliação de eficácia visa diagnosticar qual foi o efeito do evento para os participantes.
Geralmente, é realizada pela liderança, que avalia o nível de proficiência e o progresso do seu colaborador.
Para configurá-la, acesse:
> Menu: Eventos / Cadastramento.
Na guia Evento, marque o campo Avaliação de Eficácia (quadro Opções de Avaliação), selecione o questionário e indique o Prazo para a Realização.
Exemplo:
Após a finalização do Evento, a guia Encerramento ficará oculta e será habilitada a Eficácia.
Informe se o evento foi ou não eficaz.
Caso queira atribuir a mesma eficácia para todos os participantes, clique no botão Eficácia Geral .
Mesmo sendo uma avaliação geral, é possível fazer alterações de dados necessários.
Exemplo:
Para calcular a respectiva avaliação dos participantes, inclua as respostas do questionário de eficácia clicando no botão Avaliar Eficácia.
Exemplo:
Além destas alternativas, o botão Amostragem permite selecionar uma parte da turma (percentual ou número de participantes), de maneira aleatória, para o processo de avaliação.
Para visualizar todos os Cursos sem a Avaliação de Eficácia ou mesmo incompleta, acesse:
> Menu: Consultas / Eventos / Avaliação de Eficácia Incompleta.
Informe o campo Limite para realização da Avaliação de Eficácia para Eventos sem Prazo Definido (Dias ou Meses), marque o filtro Selecionar por e clique no botão Iniciar Consulta.
Na guia Resultado desta tela serão apresentados os Eventos com Avaliação a Vencer e os Eventos com Avaliação em Atraso.
Para inserir os dados da avaliação, selecione o evento desejado e clique em Realizar Avaliação de Eficácia.