Em todas as telas do aplicativo, você encontra:
- Barra de Menus.
- Barra de Funções.
Exemplo:
Ao acessar as opções dos menus, as operações são habilitadas através dos ícones da barra de funções.
É importante notar que alguns ícones em determinada situação estão habilitados e outros não. Isto ocorre porque algumas operações somente podem ser feitas em um determinado momento, dependendo de ações feitas anteriormente.
Exemplo de visualização na edição de registros:
Conheça agora a função de cada ícone da barra de funções:
A maioria das operações do SIRH é conduzida pela barra de funções, salvo algumas exceções de telas que podem ter outros botões para a interação com o operador.
A seguir, confira as operações comuns da aplicação:
OPERAÇÃO |
DESCRIÇÃO |
Incluindo um novo registro |
Por padrão, a inclusão de um novo registro se dá através da digitação de um novo conteúdo no campo do código da tela. Primeiramente, o sistema procura o registro correspondente ao conteúdo digitado, se este não for localizado o mesmo será inserido como um novo registro. Eventualmente a tela pode contar com algum botão para auxiliar no processo de inclusão de registros.
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Localizando um registro |
Para localizar um registro, além de digitar o seu código no campo correspondente você pode clicar no botão - Localizar, a direita do campo do código, para realizar uma busca entre os registros da tela. Na maioria das telas, os registros podem ser localizados digitando uma parte do código ou parte da descrição do registro. |
Alterando um registro |
Ao editar um registro os botões - Salvar e - Cancelar são habilitados na barra de funções. Através destes comandos você pode confirmar ou cancelar a alteração do registro. |
Excluindo um registro |
Para excluir um registro deve ser utilizado o botão - Excluir e confirmar o procedimento na mensagem de alerta exibida na tela. Este botão somente fica habilitado se nenhum procedimento de inclusão ou alteração estiver em andamento. |
Navegação entre registros |
A navegação entre os registros do sistema pode ocorrer através da digitação do código no campo correspondente da tela ou através do uso dos botões de navegação. Estes botões possibilitam, respectivamente, acessar o primeiro, o anterior, o próximo e o último registro da tabela que está sendo acessada. |
Para listar uma tabela do sistema, acesse o menu e a tabela desejada. O sistema habilita os botões para visualização ou impressão de seus registros, tendo como opções:
OPERAÇÃO |
DESCRIÇÃO |
- Imprimir |
Imprime o relatório diretamente, sem exibir a visualização do mesmo. |
- Visualizar Impressão |
Exibe um pré-visualização do relatório. Na tela de visualização também são habilitadas as opções para imprimir gerar PDF ou anexar o documento. |
- Exportar para PDF |
Gera o relatório diretamente em formato digital PDF. |
- Anexar Documento |
Exibe a tela para anexar um arquivo digital a um registro da aplicação. |
Além da seleção padrão de impressão dos registros da tabela, na maioria das telas do sistema, é possível realizar uma Nova Seleção para filtrar dados no momento da emissão do relatório.
Acessando uma tabela e optando por uma das formas de visualização ou impressão, se ao invés de clicar em Selecionar, você clicar em Nova Seleção, o sistema permitirá que configure um filtro.
Neste momento, será exibido um assistente para a montagem da nova seleção, solicitando as seguintes informações:
GUIA/CAMPO |
PREENCHIMENTO |
|||
Identificação |
Descrição para identificar a seleção. |
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Seleção |
Crie uma seleção de campos que serão filtrados no relatório, com as variáveis para Campos, Operação, Constante e Conector (quando o filtro possuir mais de um creditório de seleção). As operações possuem os seguintes significados: |
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= Igual a... > Maior que... < Menor que... |
>= Maior ou igual a... <= Menor ou igual a... <> Diferente de... |
|||
Classificação |
Ordem em que os registros devem constar no relatório. Selecione os campos do lado esquerdo e clicando na seta mover para direita. O sistema realizará a ordenação dos registros de acordo com a hierarquia informada no quadro Classificação por: (lado direito da tela). Para alterar esta hierarquia, movimente os dados com as setas: |
|||
- mover para cima. |
- mover para baixo. |
- retirar itens. |
||
Terminar |
Selecione o botão Terminar para concluir a inclusão do filtro. Ao retornar para a tela principal, a nova seleção pode ser selecionada para a visualização ou impressão da tabela. |
Exemplo: