Quando o sistema de Cargos e Salários já estiver implementado na empresa, utilize as demais opções para reajustes salariais:
- Programação individual: para reajustes por promoção ou mérito.
- Programação coletiva: para reajustes por enquadramento por desempenho, troca automática de faixa por tempo decorrido ou mudança da matriz salarial.
Para efetuar uma Programação, acesse o Menu: Enquadramento / Programação.
Programação Individual
Na Programação Individual podem ser ajustados os dados de:
- Cargo/função
- Enquadramento Salarial - Plano/Classe/Faixa/Salário
- Lotação
Exemplo:
Programação de reajuste por aumento espontâneo de R$ 2.396,00 para R$ 2.500,00.
Enquadrado - Quando o salário do Contrato condiz com o valor atualizado da Planilha de Salários.
Desenquadrado - Quando o salário do Contrato condiz com o valor atualizado da Planilha de Salários.
Sem enquadramento - Quando o Contrato ou o Cargo/Função que ocupa não possui enquadramento no Plano/Classe/Faixa.
O sistema considera as informações do cadastro do Contrato e do Cargo ou Função, campos Plano/Classe/Faixa, para definir o status do enquadramento.
Nesta programação são consideradas as regras definidas no cadastro de Planos de Cargos e Funções em relação ao:
- Intervalo mínimo entre um reajuste e outro.
- Percentual máximo para cada reajuste.
Exemplo:
Quando o reajuste estiver fora dos limites definidos, o sistema enviará alertas que poderão ser confirmados pelo usuário.
Exemplos:
Na hipótese em que o reajuste ultrapasse o percentual máximo permitido, é possível incluir uma programação parcelada, clicando no botão Parcelar. Com as seguintes opções:
Exemplo:
Para o enquadramento da lotação no momento da programação, acesse o Menu: Arquivo: Diretrizes / Diretrizes do Módulo.
Recomenda-se colocar a opção “Não” para Programações de longo prazo como anuais e “Sim” para de curto prazo como dentro do mesmo mês.
Ainda na guia Histórico é possível consultar todas as alterações de salários registradas para o colaborador.
Programação Coletiva
As Programações Coletivas podem ser feitas por Grupo de Cargos, Setores, Unidades e outras opções de lotação dos colaboradores.
Exemplo:
No mês de Junho/2015 a Planilha Salarial foi reformulada e os cargos de Gerência do Plano de Cargos Administrativo terão um reajuste de salário por enquadramento da nova tabela.
Considerando as seguintes Classes Salariais para o Plano Administrativo:
A seleção e programação coletiva podem ser realizadas da seguinte forma:
Além da seleção, observe o preenchimento dos demais campos solicitados:
Tipo - Opções:
- Inserir: Informe o Mês/Ano-base e a Data Programação. No campo Mês/Ano-base deve ser informado o da Planilha Salarial. A Data da Programação é utilizada para programar a troca automática de classe por tempo decorrido.
- Excluir: Informe o Período e clique no botão Excluir Programação.
- Atualizar: Informe o Mês/Ano-base e a Data Programação e clique no botão Atualizar Programação.
Programar -
- Enquadramento por Desempenho: o período de avaliação sugerido é o último cadastrado da Avaliação de Desempenho.
- Troca automática de Faixa por tempo decorrido: somente deve ser utilizado se tiver troca automática entre faixas cadastrada na Planilha Salarial.
- Mudança da Matriz Salarial: é obrigatório informar o Motivo de Alteração. O mais comum é a antecipação, convenção ou dissídio coletivo.
Podem ser marcadas todas as opções.
Parcelamento -
Se marcada a opção Parcelar, escolha uma das opções:
- Parcelas iguais: número de parcelas.
- Reajuste de: percentual e intervalo entre as parcelas.
Após gerar a programação, será exibida a guia Resultado do Enquadramento Coletivo, que possibilita visualizar as programações efetuadas e não efetuadas.
Exemplo:
Do mesmo modo da programação individual, serão consideradas nesta programação as regras definidas no cadastro de Planos de Cargos e Funções em relação ao:
- Intervalo mínimo entre um reajuste e outro.
- Percentual máximo para cada reajuste.
Contudo, nesta rotina não será solicitada em tela a confirmação para a programação. Desta forma, para as programações não efetuadas, o usuário deverá realizá-las individualmente.
Para conferir todas as programações realizadas, selecione o relatório padrão Programação de Salários (RHPR3120), em seguida, informe os dados solicitados em tela e clique no ícone Visualizar Impressão.
Na hipótese em que existam programações futuras e seja reajustada a Planilha Salarial, utilize na tela de programação coletiva a opção Atualizar.
Os sistema realizará a atualização para o campo Salário, conforme o enquadramento da tabela reajustada.
Enquadramento por Desempenho
A partir do resultado da avaliação de desempenho, o sistema sugere um enquadramento salarial conforme definições preenchidas no cadastro do Plano de Cargos e Funções.
Exemplo:
A sugestão para o enquadramento salarial por desempenho deve estar associada à Política de Cargos e Salários de sua empresa.
Não significa que este será o único critério de avaliação em processos de reajustes por promoções ou méritos. Portanto, pode ser utilizado no sistema apenas como uma sugestão ou análise.
Para realizar o cadastramento do Enquadramento Salarial por Desempenho, acesse o Menu: Enquadramento / Enquadramento por Desempenho.
Este pode ser realizado por:
- Plano - O enquadramento é realizado para todos os Cargos e Funções vinculados ao Plano.
- Cargo - O enquadramento é realizado para o Cargo selecionado
- Função - O enquadramento é realizado para a Função selecionada
Em todos os casos, basta selecioná-los e informar o Mês/Ano.
Em seguida, selecione cada Classe/Faixa Origem e informe as avaliações mínimas e máximas nos campos Mínimo e Máximo e o Plano, a Classe e a Faixa de Destino.
Enquadramento
Para realizar a operação Duplicar Enquadramento utiliza-se as opções:
Exemplo:
Após a conclusão do período de avaliações, a inclusão da programação por desempenho identificará quais os colaboradores atingiram o desempenho esperado, conforme limites mínimos e máximos estabelecidos e as sugestões para Plano/Classe/Faixa.
Troca Automática de Faixa por Tempo Decorrido
Nesta programação identifica-se o tempo em que o colaborador trabalhou em uma determinada Faixa em relação ao tempo estabelecido para troca automática.
Os prazos são configurados na Planilha de Salários. Acesse o Menu: Matriz Salarial / Planilhas de Salários.
Exemplo:
A empresa possui um Programa de Trainees que determina um tempo limite para formação do profissional. Após, o colaborador formado e provado no programa é promovido para a próxima faixa.
Também pode ser utilizado como exemplo, a troca automática do salário no período de experiência para o salário na efetivação; por vezes estabelecidas em convenção coletiva.
Mudança da Matriz Salarial
Esta é a programação coletiva mais comum, normalmente, ocorre pela atualização da Planilha Salarial em decorrência de Acordo, Convenção ou Dissídio Coletivo.
Desta forma, após o reajuste da tabela salarial deve ser incluída a programação coletiva por Mudança da Matriz Salarial para o devido ajuste dos salários dos colaboradores.
A empresa que utiliza um sistema de Cargos e Salários não pode aplicar os percentuais de ajuste salarial proporcional ao tempo de casa do trabalhador com menos de 1 ano de empresa;visto que o reajuste é feito na Planilha Salarial e o valor correspondente ao Plano/Faixa/Classe será o salário do funcionário enquadrado no sistema.
Para identificar as pendências e as situações de enquadramento salarial dos colaboradores, confira os relatórios padrão:
- Demonstrativo do Enquadramento por Plano. - RHPR 3030
- Posição Salarial com Alterações Propostas. - RHPR 3040
- Relação de Funcionários Fora da Classe Salarial. - RHPR 6465
- Estatística de Salários. - RHPR 3090
- Análise da Programação. RHPR 3100
- Programação de Salários- Ficha Financeira.
- Programação de Salários-Atual. RHPR 3120
- Demonstrativo dos Reajustes por Motivo. RHPR 3110