- Os lançamentos dos custos.
- O acompanhamento do período.
Lançamentos dos custos
> Menu: Orçamento de Pessoal / Lançamento de Custos Realizados.
Informe os campos do seguinte modo:
CAMPO |
CONTEÚDO |
Período |
Período de Competência do lançamento de custo. |
Operação |
Operação que será realizada:
|
Mês/Ano |
Mês/Ano do lançamento de custo. |
Item de Custo |
Item de Custo com o lançamento de valor gerado. Pode ser do tipo: Digitado ou Gerado pelo sistema. |
Forma de Rateio |
Forma de rateio do valor a ser lançado. Pode ser por:
O campo é habilitado somente quando o Item de Custo selecionado for do tipo Digitado. Ao realizar Exclusão, este campo não será exibido. |
Valor |
Valor que deve ser lançado. Ao realizar uma operação de Exclusão, este campo não será exibido. |
Em seguida, clique no botão Avançar, faça a seleção correspondente e clique em Executar.
Na subguia Resultado da guia Custos Lançados é exibido o resultado dos lançamentos de acordo com as informações inseridas em Opções e Seleção.
Exemplo:
Na guia Custos Lançados são exibidos todos os custos realizados lançados manualmente.
Sendo possível remover um lançamento, selecionando-o e clicando no ícone Excluir da barra de ferramentas.
Acompanhamento do período
A tela Acompanhamento do Planejamento é uma consulta dos valores estimados e realizados por Setor.
Quando algum valor aparece em vermelho, significa que este é negativo.
Exemplo:
Para exportar estes dados para uma planilha em formato .csv, basta clicar no botão Exportar p/CSV.
Logo, exceto esta tela, as demais referentes ao Orçamento de Pessoal possuem relatório de tela padrão para facilitar a visualização dos dados.
O lançamento de custos realizados também pode ser realizado diretamente na tela Acompanhamento do Planejamento, clicando no botão Consultar os valores Individualmente.
Se o item de custo for do tipo Digitado é possível lançar o valor realizado.
Exemplo:
Quando o item de custo é Gerado pelo Sistema, este campo fica bloqueado; pois é gerado automaticamente conforme a fórmula do cadastro do Item de Custo.
Para consultar e gerenciar os custos do orçamento, acesse:
> Menu: Orçamento de Pessoal / Consultas de Custo.
Selecione o Item de Custo e os Níveis, faça o filtro de seleção, preencha a data-base e clique no botão Iniciar Consulta.
Pode-se gerar relatório em formato .csv e gráfico com estes dados, clicando nos botões correspondentes.
Exemplo:
Além desta consulta, há o Extrator de Informações Gerenciais.
Para utilizá-lo, acesse:
> Menu: Consultas / Extrator de Informações Gerenciais.
Em seguida, selecione uma das Opções Cadastradas ou Nova e clique no botão Avançar.
Para incluir uma nova consulta atribua uma descrição.
Exemplo:
Na guia Definição, escolha uma das tabelas auxiliares:
- Alterações de Salários.
- Aumentos de Quadros Planejado.
- Quadro Atual Planejado.
Caso não seja necessário nenhuma delas, selecione a opção “Nenhuma”. O uso de tabelas auxiliares é opcional.
Exemplo:
E na guia Variáveis, clique no botão Selecionar Variáveis para incluir variáveis a serem extraídas na consulta.
Observe que algumas variáveis somente são habilitadas na lista, caso a tabela auxiliar de onde ela provém tenha sido selecionada na guia Definição.
Na guia Seleção, utilize filtros para gerar a consulta a partir da: lotação, variáveis de Pessoas e Contratos, de Pessoas ou Contratos específicos.
Exemplo:
As Pessoas e Contratos e suas respectivas variáveis definidas nesta consulta serão extraídas e geradas em formato de planilha, que pode ser exportada para o formato .csv.
Para isso, clique no botão Gerar Resultado.
Exemplo:
Avance para a direita para ver as demais variáveis selecionadas.