Ao calcular uma Rescisão, em alguns casos, aparecerá uma mensagem de inconsistência na Geração do Evento.
O usuário sempre deverá corrigir a Inconsistência e refazer a Rescisão, mas, em casos que isto não ocorre, o Evento S-2299/S-2399 não é gerado para o eSocial no momento, ocasionando erros no Fechamento Mensal por falta deste Evento.
Em outros casos, a Rescisão não apresenta nenhuma Inconsistência, mas no momento em que foi salva, o serviço do eSocial apresentava alguma falha não gerando o Evento.
Há a possibilidade de fazer a geração automática dos Eventos S-2299 ou S-2399 posteriormente conforme passos abaixo:
1. No Módulo Folha de Pagamento, acesse o Menu: eSocial > Geração dos Eventos de Rescisões.
2. Preencha a Empresa, Unidade, Contrato e o Mês que deseja realizar a Geração de Eventos de Rescisões. Clique no botão Gerar.
3. Verifique no Módulo do eSocial se o S-2299/S-2399 foi aceito.
Leia o artigo: Como monitorar os Eventos do eSocial.
Observação: A competência do mês em que a rescisão ocorreu deverá estar em aberto para Geração do Evento S-2299. Acesse o artigo S-1298 – Reabertura de Eventos Periódicos para instruções sobre a reabertura.
Veja também o artigo abaixo com exemplos de Inconsistências para não gerar o Evento da Rescisão no momento da Rescisão: