No cálculo das folhas, é possível parametrizar o sistema para que gere arredondamentos do valor liquido a pagar da folha no VDB 200 (Arredondamento Base 3 dígitos) / VDB 50000 (Arredondamento Base 5 dígitos).
1. Como arredondar o valor do líquido
1. No módulo Folha de Pagamento, acesse menu: Arquivo > Tabelas do Contrato > Bancos.
2. Acesse o cadastro do banco Pagador e Depósito conforme o que é utilizado pela empresa e pelo contrato. No exemplo abaixo o Pagador é banco 0010 e de Depósito é o 0009.
3. Deve ser selecionado no campo Forma de Arredondamento em ambos bancos: Pagador e Credor uma das opções abaixo, como por exemplo, unidade de real. Pagador é o banco que está com a opção "Banco Pagador" marcada.
3.1. Banco Pagador:
Podendo ser tesouraria/cheque/espécie
3.2. Banco Depósito informado no Contrato.
4. Após os ajustes, realize o recálculo da Folha para que as alterações sejam assumidas.
2. Como não arredondar o valor do líquido
Para que NÃO busque o arredondamento, deve ser selecionado no campo Forma de Arredondamento a opção Arredondamento Universal, em ambos bancos, de Depósito e Pagador.
1. Banco Depósito
3.2. Banco Pagador
4. Após o ajuste, realize o recálculo da Folha para que as alterações sejam assumidas.
Se o banco pagador for: Tesouraria/Espécie/Cheque não haverá banco de depósito informado no contrato. Ajustar somente o pagador.
Observação: O Autônomo NÃO FAZ arredondamento devido ser calculada por meio de RPA. Autônomos não temos como saber quando terá a próxima RPA para o desconto do arredondamento, por esse motivo não faz arredondamento.