Situação:
Empresa com mais de um software exportando informações para ser importado na DIRF.
Orientação:
Pode-se, mas recomenda-se seguir uma sequência para evitar transtorno em relação as informações de plano de saúde.
1. Importe e confira todas as informações relacionada a Folha de Pagamento, principalmente as empresas que possui informações de plano de saúde.
2. Após importe todas as informações relacionada a outros departamentos (Escrita Fiscal, Contabilidade entre outros), após estará preparada para fazer o backup e transmitir.
Orientamos que o arquivo da DIRF gerado pela folha de pagamento seja importado e conferido antes de importar o arquivo DIRF de outros departamentos, porque se a empresa estiver declarando informações dos planos de saúde, o analisador não as substituirá.
Portanto, antes de importar o arquivo novamente, exclua o arquivo anterior acessando o Menu: Declaração > Excluir e selecione a Empresa.
No aplicativo da DIRF, ao importar o próprio aplicativo da DIRF será exibida a mensagem que o beneficiário consta na DIRF e permite selecionar uma das opções conforme imagem abaixo:
- Manter o atual
- Substituir pelo importado
- Substituir pela soma dos dois - Esta opção geralmente é utilizada quando o cliente tem informações em dois sistemas de folha de pagamento, ou seja, durante o ano-calendário a empresa tem uma competência de pagamento em outro sistema de folha de pagamento.
A tela de Informações do Declarante não é substituída relacionada as informações do Plano de Saúde.
Leia o artigo: Indicador de Plano Privado de Assistência à Saúde - Coletivo Empresarial Igual a "N" (...).
Observações: As informações de Plano de Saúde não serão substituída, sendo necessário excluir a declaração da DIRF e importar novamente.
Erro - Titular ou Dependente já existente para a operadora.
Esse erro demonstra que a DIRF não substitui dados de plano de saúde.