Situação
Ao realizar a reintegração de um funcionário o desligamento S-2299 consta rejeitado no gerenciador de eventos, com o seguinte erro:
"Não é possível retificar o evento. Existe evento de pagamento associado que será impactado pelo evento retificador [...]"...
Solução
1. No Módulo Folha de Pagamento, acesse Menu: eSocial > Reabertura dos Eventos Mensais, reabra os meses desde o mês em que ocorreu a reintegração.
2. Acesse o Menu: eSocial > Exclusão dos Eventos Mensais, exclua os meses que deve corrigir, somente daquele contrato, sempre do último mês para o primeiro.
Exemplo: Rescisão de Abril, e foi reintegrada: Excluir com a opção do filtro os meses de 05/2020 e depois 04/2020.
3. Acesse o Menu: Relatórios > Rotinas Especiais.
4. Procure a rotina de Retificação de Rescisões, geralmente é a 1744, e coloque os dados do contrato, com o mês em que ocorreu a rescisão.
5. Acesse o Menu: eSocial > Geração dos Eventos Mensais, gere novamente os meses que foram excluídos, somente daquele contrato, sempre do primeiro mês para o último (04/2020, 05/2020...).
6. Acesse o Menu: eSocial > Fechamento dos Eventos Mensais, feche os meses que foram reabertos.
Nestes processos por se tratarem de reintegração, pode haver diferenças de recolhimentos na DCTFWeb, mas ao enviar o fechamento pode ser conferido diante do que já foi pago.