Confira abaixo passo a passo para verificação de erros relacionados a processos no EasyMOB Metadados.
1. Checklist Acesso ao Aplicativo
Após o envio de pessoa para o EasyMob Metadados, caso não seja possível efetuar o acesso, seguir os seguintes passos:
1.1. Verifique se o nome do aplicativo utilizado para registro de ponto no celular é EasyMob Metadados. Caso seja outro, não se trata do EasyMob Metadados. Abra um chamado relatando o erro e o nome do aplicativo do celular. Saiba mais em Como Instalar o Aplicativo EasyMob Metadados para Registro do Ponto
1.2. Busque pelo erro apresentado durante o login na base de conhecimento. Verifique também os erros conhecidos em: Erros Frequentes EasyMob
1.3. Teste o login do contrato com erro em outro celular.
1.4. Acesse o menu Cadastramento > Pessoas e Contratos e verifique se os campos E-Mail e/ou E-Mail Corporativo, login do EasyMob Metadados e senha estão preenchidos:
ATENÇÃO! Lembre-se de salvar as alterações antes de enviar a pessoa.
1.5. Após salvar as alterações realizadas, efetue a Atualização de Pessoas através do Painel de Controle do Módulo Frequência.
1.6. Verifique nos logs do EasyMob Metadados se algum erro foi gerado.
1.7. Verifique se a versão do App EasyMob Metadados é a última disponível.
1.8. Verifique se o SIRH está atualizado.
1.9. Verifique os logs do EasyMOB Metadados.
2. Coleta de Marcações
2.1. Busque pelo erro apresentado durante a coleta de marcações na base de conhecimento. Verifique também os erros conhecidos em: Erros Frequentes EasyMob
2.2. Verificar se a Empresa, Unidade e Estabelecimento estão Ativos no SIRH.
2.3. No Módulo Frequência, acesse o menu Arquivo > Tabelas do Ponto > Coletores Verifique no cadastro do coletor se o estabelecimento possui permissão para uso do EasyMOB Metadados:
2.4. No Módulo Administração do Sistema, no menu Administração > Operadores, verifique se o operador possui permissão para coletas de marcações:
2.5. Verifique os logs do EasyMOB Metadados.
2.6. Verifique se o Aplicativo, Sistema e a URL de integração estão atualizados.
2.7. Caso o problema seja para um único colaborador, verifique se as marcações são exibidas no aplicativo na consulta de marcações e se não estão pendentes de sincronização.
2.8. Consulte se as marcações constam no arquivo AFD.
2.9. Caso o problema ocorra apenas na coleta de marcações automáticas, verifique: Checklist MetaAgendador - O que Fazer Quando Agendamentos não são Executados Automaticamente.
2.9. Verifique se a empresa, estabelecimento e unidade estão ativos no Frequência.
3. Importação de Marcações
Quando houver marcações não alocadas apenas para alguns contratos, verifique se:
3.1. Busque pelo erro apresentado durante a importação de marcações na base de conhecimento. Verifique também os erros conhecidos em: Erros Frequentes EasyMob
3.2. Verifique os logs do EasyMOB Metadados.
3.3. Verifique Como Funciona a Alocação de Marcações EasyMOB Metadados
3.4. Verifique se o Sistema Metadados está na última versão disponível.
3.5. As marcações foram alocadas como não identificadas;
3.6. Verifique se o colaborador não teve transferência de unidade ou empresa: Checklist EasyMob Metadados Transferência/Readmissão Entre Unidades Permanecendo Na Mesma Empresa ou Checklist EasyMob Metadados Transferência/Readmissão Entre Empresas.
3.7 Caso o problema ocorra apenas na importação de marcações automáticas e seja para todos contratos, verifique: Checklist MetaAgendador - O que Fazer Quando Agendamentos não são Executados Automaticamente.
3.8. Verificar a tela de consulta de marcação online se existe marcações antigas não importadas independente do contrato que foi gerado no erro.
Obs. Se a pessoa tiver contrato efetivo rescindido e um contrato autônomo ativo, pode gerar erro com marcações não importadas.
4. Marcação Fora da Cerca
Ao realizar uma tentativa de registro de ponto no EasyMOB Metadados, pode ocorrer uma mensagem informando que o registro foi realizado fora da área da cerca virtual.
Para correção, siga o Checklist correspondente abaixo:
4.1 Colaborador está registrando na área cerca virtual
4.2 Colaborador não possui restrição de cerca virtual
4.3 Cerca virtual não bloqueia registros fora da cerca
4.1. Colaborador está registrando na área da cerca virtual
4.1.1. Acesse o menu Arquivo > Tabelas do Ponto > Cercas Virtuais e verifique se o endereço cadastrado na cerca virtual está correto.
4.1.2. No cadastro das cercas virtuais, verifique também se o(s) colaborador(es) com problema estão vinculados a esta cerca.
4.1.3. Acesse o menu Relatórios > Emitir Relatórios e emita o relatório RHPR2190 e verifique se a localização do registro está dentro do raio cadastrado na área da cerca virtual. Caso não esteja, atualize o raio no cadastro da cerca.
Após a verificação e ajuste dos itens 4.1.1, 4.1.2 e 4.1.3, efetue o reenvio da(s) cerca(s) virtual(is) atualizada(s), marcando a opção Atualizar Pessoas das Cercas Virtuais e realize a sincronização das configurações do ponto móvel.
Repita o teste de registro de ponto após os ajustes necessários, lembrando que a informação será atualizada no aplicativo somente após a exclusão do usuário do celular, clicando na lixeira ou então após realizar uma tentativa de registro de ponto.
4.1.4. Caso o GPS esteja indicando um local diferente do local onde o ponto foi registrado, se trata de um problema no aparelho utilizado para registro, o problema pode ocorrer nas seguintes situações:
- Quando o colaborador estava em deslocamento minutos antes do registro e, o GPS ainda não atualizou sua localização. Neste caso, verifique no MAPS antes do registro qual localização o celular está retornando.
- Para celulares com Versão Android 12 ou superior, que estejam com a opção usar localização exata desativada. Neste caso, será exibida a mensagem O aplicativo não possui permissão de localização e é necessário ativar a configuração do celular para usar localização exata.
4.2. Colaborador não possui restrição de cerca virtual
4.2.1. Acesse o menu Arquivo > Tabelas do Ponto > Cercas Virtuais e verifique se o(s) colaborador(es) está(ão) em algum filtro de cerca virtual. Caso esteja(m), remova o colaborador do filtro.
4.2.2. Caso todos colaboradores devam ser removidos das cercas virtuais, acesse o menu Arquivo > Diretrizes > Configurações do Ponto Móvel e verifique se a opção Utilizar Cercas Virtuais está desmarcada.
Após a verificação e ajuste dos itens 4.2.1 e 4.2.2, efetue o reenvio do(s) colaborador(es) atualizado(s) e realize a sincronização das configurações do ponto móvel.
Repita o teste de registro de ponto após os ajustes necessários, lembrando que a informação será atualizada no aplicativo somente após a exclusão do usuário do celular, clicando na lixeira ou então após realizar uma tentativa de registro de ponto.
4.3. Cerca virtual não bloqueia registros fora da cerca
4.3.1. Acesse o menu Arquivo > Tabelas do Ponto > Cercas Virtuais e verifique se o(s) colaborador(es) está(ão) em algum filtro de cerca virtual. Caso não esteja(m), inclua os mesmos em seu respectivo filtro.
4.3.2. Caso todos colaboradores estejam com permissão para registrar fora da cerca, acesse o menu Arquivo > Diretrizes > Configurações do Ponto Móvel, verifique se a opção Utilizar Cercas Virtuais está marcada. Caso deseja bloquear o registro fora da cerca, a opção Permite Registro Fora da Cerca Virtual também deve ser marcada.
Após a verificação e ajuste dos itens 4.3.1 e 4.3.2, efetue o reenvio do(s) colaborador(es) atualizado(s) e realize a sincronização das configurações do ponto móvel.
Repita o teste de registro de ponto após os ajustes necessários, lembrando que a informação será atualizada no aplicativo somente após a exclusão do usuário do celular, clicando na lixeira ou então após realizar uma tentativa de registro de ponto.