O que é?
A Confirmação de Data é uma funcionalidade no acerto do ponto no Módulo Frequência, que permite marcar a data como confirmada, ou seja, é uma data que já foi conferida, está de acordo e não deve mais sofrer manutenções.
Ao efetuar a confirmação da data, quando são efetuados recálculos do ponto, este dia não é recalculado, portanto não sofre alterações.
Quando devo utilizar?
1. Quando é realizada a exclusão de um evento do ponto;
2. Quando é efetuada a exclusão de uma marcação;
3. Para auxílio na manutenção do ponto, para saber quais dias já foram verificados.
Quando devo recalcular o ponto marcando a opção "Inclusive Dias Confirmados"?
É possível recalcular os dias confirmados, porém está opção deve ser utilizada em casos específicos, onde será necessário efetuar um ajuste para a maioria dos colaboradores. Exemplo:
Possuo período do ponto de 01 a 30. No dia 29 do mês corrente a empresa optou que não efetuará o pagamento de horas extras para os funcionários, pois serão utilizadas para compensar um feriadão. O ponto já foi apurador de 01 a 28 gerando horas extras e, existem dias confirmados. Neste caso, devo recalcular inclusive dias confirmados, para atender a esta nova necessidade.
NÃO devo recalcular dias confirmados para todos colaboradores quando apenas um setor irá entrar no regime de compensação exemplificado acima. Neste caso, devo recalcular dias confirmados apenas para o setor envolvido.
NÃO devo efetuar recálculo marcando a opção "inclusive dias confirmados" para toda empresa antes de enviar o ponto para folha de pagamento.
O que pode ocorrer se o recálculo de dias confirmados for efetuado?
1. Eventos de ponto que foram apenas excluídos serão gerados novamente;
2. Marcações presumidas excluídas serão geradas novamente.
Desta forma, valores de extras/faltas podem modificar e serem enviados para folha de pagamento com divergência em relação ao real.