Situação
O sistema não está gerando falta para um colaborador no acerto do ponto.
Solução
Passo a Passo
- No módulo de Frequência, acesse o menu: Arquivo > Tabelas do Ponto > Horário.
- Selecione o Horário que está apresentando o problema.
- Desmarque a opção Não Calcular Faltas.
- Recalcule o ponto.
- Verifique se no dia em questão há alguma programação incorretamente lançada. Para isso, no mesmo módulo, acesse o menu: Acerto do Ponto > Apuração > Acerto por Contrato (atalho: F9).
- Selecione a Data desejada e informe o Contrato.
- Clique sobre o dia em questão e, na parte inferior direita, clique em Consulta.
- Na aba Programações, visualize todas as programações existentes.
- Verifique se a ocorrência está configurada para deduzir das faltas, sendo que algumas, como a Estabilidade da CIPA ou Membros da CIPA, não devem ter essa dedução.
- Para isso, acesse o Cadastro da Ocorrência no menu: Arquivo > Tabelas do Ponto > Ocorrência e selecione a ocorrência desejada.
- Na aba Informações do Ponto, localize a seção de Dedução e confira se está marcada corretamente como Não Deduzir, quando aplicável.
- Avalie as informações e, se necessário, ajuste a programação.
Lembre-se! Podem existir outras ocorrências que também não devem ser deduzidas. Caso estejam configuradas para dedução, é necessário ajustá-las. No entanto, algumas ocorrências devem ser deduzidas das faltas e não devem ser modificadas.