Segue abaixo as validações a serem feitas para que o contrato fique na situação Afastado ao realizar um afastamento:
1. Confira a parametrização da ocorrência que você possui lançada no contrato, acesse o menu: Arquivo > Tabelas da Folha > Ocorrências, selecione a ocorrência e clique na aba Informações da Folha:
A opção "Gera Afastamento Folha" deve estar marcado.
Após isso, lance a ocorrência no contrato: Cadastramento > Registro de Ocorrências.
Ao atualizar os dados cadastrais a Situação do contrato também será atualizada .
2. Ainda na parametrização da ocorrência, verifique se o campo Altera Situação do Contrato para Afastado Somente após os Primeiros dias de Afastamento Pagos pela Empresa, esta marcado.
Se estiver marcado, somente irá alterar a situação para afastado após os 15 primeiros dias, se desejar que a situação para afastado já no primeiro dia, deverá desmarcar este campo.
3. Realize a atualização dos dados contratuais Atualizar Dados Contratuais ao Acessar o Módulo Folha de Pagamento