As marcações coletadas dos REPs ficam armazenadas no Banco de Dados do próprio ServiçoREP na tabela RHMARCACOESONLINE identificadas com "N" no campo Marcimportada que significa marcações NÃO enviada para o Saas. O aplicativo serviçoREP monitora a cada segundo verificando se existem marcações ainda não enviadas para o SaaS ( Marcimportada igual "N") e faz o respectivo envio. Quando enviada com sucesso, o sistema alterar o campo Marcimportada para "S" identificando assim como enviada. A comunicação entre o ServiçoREP e o Saas, é feita traves de dois WebService instalados um em cada uma das pontas. Durante processo de comunicação, poderá acontecer algum tipo de falha impedindo que as marcações sejam efetivamente enviadas para o Saas.
Como verificar se as marcações não estão sendo envidas para o Saas?
a) Primeiramente certificar-se que as coletas estão sendo realizada normalmente verificando o status dos processos no painel de controle do serviçoREP devem estar como "Concluído com Sucesso".
b) Quando é utilizado VNP no ambiente do serviçoREP, esta deverá estar obrigatoriamente ativa. Em caso de erros, estes devem ser resolvidos. Repetir o processo até a solução dos mesmos.
c) Usando o SQL Management Studio, acessar a tabela RHMARCACOESONLINE verificar a quantidade de marcações não enviadas para o Saas selecionando campo Marcimportada = "N". Resultado maior de zeros significa que existem marcações a serem enviadas para o Saas. Lembrando: Este procedimento deverá ser realizado por um profissional da TI.
d) Verificar no arquivo arquivo de log em c:\meta\servicorep\painelcontrolrep.log se existe algum tipo erro. Não poderá haver erros. É a aconselhável Parar e Iniciar o serviço: Metadados - Serviço do Painel de Controle Rep. Após procedimento realizado, acessar novamente o arquivo de log verificando se existe erros. Em caso de erros, estes devem ser resolvidos. Repetir o processo até a solução dos mesmos.
Arquivo de logs do ServiçoREP - Sem erros.
e) Verificar se os webservices (WebserviceMetadados e WebserviceRepCliente) estão respondendo. Os Webservice estão cadastrados no módulo de frequência em Arquivo\Diretrizes\Configuração de Comunicação do Serviço REP. Copie e cole no navegador de sua preferência. Clique na opção TestarConexão e Invoke como exemplo a seguir. O resultado deverá ser TRUE. Este teste deve ser realizado tanto no ambiente saas bem como no ambiente do serviçoREP. Ambos obrigatoriamente devem responder com sucesso. Em caso de erros, estes devem ser resolvidos. Repetir o processo até a solução dos mesmos.
Cadastro dos Webservice no Frequência
Teste do WebServiceREPCliente - Sem erros
Situações como esta impedem o envio das marcações para o Saas
Teste do WebServiceREPCliente - Com erros
Como reenviar marcações para o Saas?
Em caso muito pontual havendo a necessidade extrema de reenviar marcações para o Saas, é possível fazer este procedimento utilizando SQL Management Studio acessando a tabela RHMARCACOESONLINE selecionado o período desejado e alterar o conteúdo do campo Marcimportada para "N". Automaticamente as marcações serão reenviadas para o Saas.
Lembrando: Este procedimento deverá ser realizado por um profissional da TI.
Diagrama de comunicação Saas X ServiçoREP
Veja tambem: Como verificar se o ServiçoRep está em funcionamento e como reiniciar