Com o objetivo de aumentar a confiabilidade, a segurança e a facilidade de diagnóstico de inconsistências do Portal RH, foi disponibilizado um novo recurso de Health Check. Essa funcionalidade permite uma visão clara e objetiva sobre o estado dos principais componentes do Portal RH, facilitando a identificação de possíveis inconsistências no ambiente.
Como habilitar o Health Check do Portal RH:
O Health Check é acessado pelo Portal RH apenas para usuários que tem operador no SIRH e que tem permissão para de acesso às configurações do Portal RH e permissão de acesso ao Health Check no cadastro do operador.
Para habilitar o uso do Health Check para um usuário do Portal RH, é necessário seguir os passos abaixo:
Acessar a tela Operadores (SIRH > módulo Administração do Sistema > menu Administração > Operadores);
Selecionar o operador desejado;
Acessar as guias Cadastramento > Outras Opções
Habilitar a opção "Permitir acesso ao Health Check do Portal RH (esta opção só é habilitada caso a opção "Permitir acessar opção de Configurações no Portal RH" esteja marcada).
Como Utilizar o Health Check no Portal RH
No Portal RH, acessar o menu vinculado ao nome do usuário que aparece no canto superior direito da tela
Clicar em Configurações
No grupo "Health Check - Diagnóstico do Portal RH", clicar no botão Realizar Diagnóstico:
Ao clicar no botão Realizar Diagnóstico, será exibida a tela baixo:
Guia Validações
Nesta guia, ao clicar no botão Iniciar Diagnóstico, é possível realizar o diagnóstico de itens que podem impactar no funcionamento do Portal RH.
Seguem itens avaliados:
Versão do Windows no servidor do Portal RH:
Valida se o Portal RH está instalado em um servidor com Windows 2016 ou superior. Versões inferiores do Windows podem interferir no funcionamento do Portal RH.
TLS 1.2 e TLS. 1.3:
Podem ocorrer inconsistências no Portal RH se no servidor onde ele está instalado não estiver habilitado os protocolos TLS 1.2 e TLS 1.3. Geralmente quando esses protocolo não estão habilitados, podem ocorrer inconsistências relacionadas à abertura/aprovação/execução de solicitações e no acesso ao app Portal RH.
Importante: Este Health Check valida o protocolo de TLS pelos registros do Windows, no caminho abaixo:
Computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\SecurityProviders\SCHANNEL\Protocols
Porém, em versões recentes do Windows (exemplo: Windows server 2025) não vem automaticamente o registro do protocolo TLS 1.3 nos registros do Windows, pois nesse caso o S.O suporta este protocolo nativamente. Nesta situação o Health Check irá acusar erro no TLS 1.3, devido a não estar nos registros do Windows, mas não significa, neste caso em específico, que o TLS 1.3 esteja desabilitado.
Compatibilidade da Versão do Framework:
Valida se o servidor onde o Portal RH está instalado tem habilitada uma versao do .net Framework compatível;
Acesso à API de licenciamento:
Valida se a API de licenciamento (no Portal RH usada principalmente na assinatura de documentos) está sendo acessada normalmente.
Acesso às URLs necessárias para o funcionamento do Portal RH:
Valida o acesso às URLs que o Portal RH acessa internamente para recursos em específico, principalmente relacionado à autenticação e assinatura de documentos;
Validade do certificado:
Mostra a validade do certificado vinculado ao Portal RH.
Guia Log de Erros
Nesta guia o acesso aos dois principais logs de erros do Portal RH foi facilitado. Antes, eles precisavam ser coletados diretamente no diretório de instalação do Portal RH, agora podemos realizar o download deles pelo Health Check. Os logs considerados nesta guia são o log geral do Portal RH e o log de assinatura de documentos. Para obte-los pelo Health Check, basta clicar no botão "Download" referente ao log desejado.