As conversas de Comportamento são realizadas pontualmente para tratar o liderado em alguma situação imediata.
Conversas de comportamento são mais desafiadoras, pois é necessária uma resposta rápida para um comportamento que causou um impacto negativo nos colegas, nos clientes ou na empresa como um todo. Qualquer mudança de comportamento ou de um hábito, por si só, já é desafiadora.
O comportamento é o curso de ação escolhido pela pessoa diante da situação. Muitas vezes a pessoa pode nem ter a consciência de que tinha outras escolhas entre possíveis planos de ação, por isso é importante conduzir essa conversa de forma amigável, sem julgamentos prévios e tentando ajudar. Afinal de contas, não queremos julgar e prender ninguém.
O objetivo de mudar a percepção sobre o comportamento é o ponto de convergência que une todos os envolvidos para que possamos trabalhar juntos. É preciso quebrar as barreiras de defesa e julgamento e abrir o coração para a mudança.
Como método, costumamos utilizar o SCI (Situação / Comportamento / Impacto). É importante ser específico na situação em que o comportamento ocorreu, pois se não limitar seu feedback a uma situação em que o comportamento foi observado pode deixar uma sensação no receptor de que ele está recebendo um “ataque” pessoal. Delimitar o comportamento a uma situação específica ajuda a focalizar a conversa nas ações. O comportamento é o curso da ação escolhido pela pessoa diante da situação, pois muitas vezes ela nem tem consciência de que existem outras escolhas entre possíveis planos de ação. O impacto é para refletir sobre as consequências desses comportamentos nos colegas, nos clientes ou na empresa como um todo.
Como realizar a Conversa?
Como já sinalizado, as conversas de Comportamento são realizadas pontualmente e devem acontecer no momento em que foi identificado o fato que necessita ser corrigido ou repensado, não podendo passar muitos dias para a realização para não cair no esquecimento.
1. Selecione o ícone e depois escolha a opção Iniciar Conversa.
2. Selecione a pessoa com quem será realizada a conversa e o Tipo de Conversa.
3. Clique em Iniciar para habilitar os campos da conversa.
3.1. Ao iniciar o Líder irá relatar a conversa que teve com seu Liderado e demonstrar o que deve ser corrigido e o porquê tal atitude não foi correta. Se necessário, é possível gerar uma agenda para uma nova conversa de comportamento, caso o Líder ache interessante acompanhar a mudança de atitude do Liderado.
3.2. Os campos a serem preenchidos são Data (data que ocorreu a conversa) e Memórias da Conversa (o que foi conversado com o Colaborador). Estes campos são obrigatórios.
4. Ao concluir a conversa, selecione a opção Salvar e Enviar.
5. O registro da conversa será enviado para o e-mail do Colaborador e ficará visível no VIBE no Menu: Conversas > Histórico de Conversas, no login do Líder e Liderado.
Importante! Revise o conteúdo (textos) inserido na conversa antes de publicar/salvar, mas, se necessário editar o texto esta ação pode ser realizada no menu Histórico de Conversa.
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