A Conversa de Carreira é a ferramenta mais poderosa que o líder possui para cumprir com o seu papel de guiar as pessoas em direção aos seus sonhos e objetivos.
Esse é o momento de criar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), relacionando alguns poucos itens fundamentais que a pessoa precisa desenvolver e entregar para ir em direção aos seus sonhos e atender as expectativas do time em curto prazo. Clareza aqui é fundamental para deixar a pessoa mais segura em relação ao que se espera dela a partir desse primeiro contato com você.
O importante é agregar algum valor ao liderado porque, mesmo que a conversa não seja perfeita, somente o fato de proporcionar um espaço de reflexão já traz algo que muitas pessoas nunca receberam em suas vidas ou outras empresas.
Essa Conversa é dividida em etapas.
Na primeira Conversa de Carreira temos como objetivo criar um Plano de Desenvolvimento com o liderado, que contém os seus objetivos pessoais e profissionais de longo prazo e o Planejamento do Desenvolvimento das suas Competências.
A partir da segunda Conversa de Carreira em diante, iniciamos avaliando o seu progresso e ritmo de aprendizado, conduzimos uma autoavaliação mais abrangente para avaliar a sua contribuição para o time e proporcionar autoconhecimento e elaboramos um Novo Planejamento de Desenvolvimento das Competências.
Para finalizar a etapa de Autoavaliação da Conversa de Carreira, há uma última pergunta que analisa qual seria a Autoavaliação Geral que a pessoa atribui a ela mesma analisando o conjunto das Avaliações de comprometimento com o autodesenvolvimento que teve com cada Competência. Essa Avaliação Geral determina se o ritmo geral de aprendizado está adequado ou não.
Como realizar a Conversa?
Conversas de Carreira são importantes para que seja possível definir metas a serem atingidas a longo prazo, sejam essas metas pessoais ou profissionais.
1. Selecione o ícone e depois escolha a opção Iniciar Conversa.
2. Selecione a pessoa com quem será realizada a conversa e, na sequência, o Tipo de Conversa.
3. Clique em Iniciar para habilitar os campos da conversa.
4. Após inserir o nome do liderado e o tipo de conversa, é necessário definir quais são papéis que o colaborador pode assumir no time ou em outro.
Observação: A próxima etapa é a definição dos objetivos profissionais e/ou pessoais que o colaborador tenha a longo prazo.
5. Clique e Adicione, descreva o objetivo e depois selecione Avançar.
6. Pode ser inserido quantos objetivos o liderado desejar. O objetivo também pode ser concluído, quando já foi atingido, ou pode ser excluído sempre que necessário.
7. Ao clicar em Avançar, será direcionado para a etapa de definição das competências a serem desenvolvidas para atingir os objetivos.
8. Ao inserir as Competências, é importante identificar aonde o liderado se encontra e aonde deseja chegar. O líder precisa alinhar com o liderado quais são os planos e ideias que ele tem para se desenvolver naquela Competência. Como apoio nesse processo o Vibe disponibiliza a funcionalidade da inteligência artificial através do chat GPT para sugerir ideias que podem ser implementadas. Além disso, o líder no final disponibiliza o apoio que pode conceder para o liderado na busca desse desenvolvimento.
Uma Competência pode ser Pausada quando o colaborador, por algum motivo, não for trabalhar nela por um determinado período. Ela também pode ser Concluída quando o desenvolvimento que foi proposto foi finalizado ou quando houve mudança de planos e aquela competência não será mais desenvolvida. Caso ela tenha sido cadastrada errada, também pode ser Excluída.
Ao clicar em Publicar a conversa é finalizada e o VIBE automaticamente gera uma nova conversa de Carreira para ser realizada. O tempo entre uma conversa e outra varia de acordo com o período do ciclo, ou seja, é sempre o período do ciclo mais 15 dias.
Exemplo:
Se o ciclo é trimestral, a próxima conversa vai acontecer considerando a data da última conversa registrada somando mais 3 meses e mais 15 dias. Essa nova conversa terá 4 etapas e será justamente o PDI do liderado, onde já vem com as informações preenchidas das conversas anteriores, sendo necessário somente atualizar e complementar as informações.
O Registro da Conversa será enviado para o e-mail do Colaborador e ficará visível no VIBE no Menu: Conversas > Histórico de Conversas, no login do Líder e Liderado.
Importante! Revise o conteúdo (textos) inserido na conversa antes de publicar/salvar, pois não será possível editar os dados inseridos.
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