A Conversa de Carreira é a ferramenta mais poderosa que o líder possui para cumprir com o seu papel de guiar as pessoas em direção aos seus sonhos e objetivos.
Na primeira conversa de carreira o líder tem como objetivo criar o Plano de Desenvolvimento com o liderado, que contenha os seus objetivos pessoais e profissionais de longo prazo (12 a 18 meses) e o planejamento do desenvolvimento das suas competências. O importante para o líder, neste momento, é agregar algum valor ao liderado porque mesmo que a conversa não seja perfeita, somente o fato de proporcionar um espaço de reflexão já traz algo que muitas pessoas nunca receberam em suas vidas ou em outras empresas.
Como realizar a Conversa?
O líder terá acesso à primeira conversa de carreira após o segundo ciclo do liderado junto à equipe.
1. Selecione o ícone e depois escolha a opção Iniciar Conversa.
2. Selecione a pessoa com quem será realizada a conversa e na sequência, o Tipo de Conversa.
3. Clique em Iniciar para habilitar os campos da conversa.
Após inserir o nome do liderado e o tipo de conversa, é necessário definir quais são papéis que ele desempenha no time. Trata-se da definição do papel principal que o colaborador desempenha e pelo qual é remunerado, assim como outros papéis para os quais ele possui conhecimento ou condições de desempenhar, embora não sejam o foco principal de sua atuação. É possível incluir novos papéis conforme a necessidade.
Observações: A próxima etapa é a definição dos objetivos profissionais e/ou pessoais que o liderado tenha a longo prazo.
4. Clique em Adicionar, descreva o objetivo e depois selecione Avançar.
Podem ser inseridos quantos objetivos o liderado desejar. O objetivo também pode ser concluído, quando já foi atingido, ou pode ser excluído sempre que necessário.
5. Ao clicar em Avançar, será direcionado para a etapa de definição das competências a serem desenvolvidas.
Ao inserir as competências, é importante identificar aonde o liderado se encontra e aonde deseja chegar.
O líder precisará alinhar com o liderado quais são os planos e ideias que ele tem para se desenvolver naquela competência.
Como apoio nesse processo, o Vibe, disponibiliza a funcionalidade da inteligência artificial através do chat GPT para sugerir ideias que podem ser implementadas. Além disso, ao final, o líder disponibiliza o apoio que pode conceder para o liderado na busca desse desenvolvimento.
5.1. Uma competência pode ser Pausada, quando o colaborador, por algum motivo, não for trabalhar nela por um determinado período.
5.2. Também é possível marcar como Concluída quando o desenvolvimento proposto é finalizado, ou quando houve uma mudança de planos e a competência não será mais desenvolvida.
5.3. Caso ela tenha sido cadastrada erroneamente, também poderá ser Excluída.
6. Ao clicar em Publicar a conversa é finalizada e o VIBE automaticamente gera uma Nova Conversa de Carreira para ser realizada.
O tempo entre uma conversa e outra varia de acordo com o período do ciclo, ou seja, é sempre o período do ciclo mais 15 dias. Além disso, após gerada a conversa de carreira ao líder, ela terá uma data limite de 10 dias para ser realizada.
Exemplo:
Se o ciclo é trimestral, a próxima conversa vai acontecer considerando a data da última conversa registrada somando mais 3 meses e mais 15 dias.
Importante! Na segunda conversa de carreira, o processo inicia com a Autoavaliação do liderado sobre o seu comprometimento e autodesenvolvimento em relação a cada uma das competências descritas no último ciclo.
7. Ainda, o liderado deverá realizar uma Autoavaliação geral sobre o comprometimento com seu autodesenvolvimento na etapa de avaliação geral.
As demais etapas seguem igualmente a definição ou modificação dos objetivos e o planejamento de competências.
8. Após a publicação da Conversa de Carreira, o Histórico contendo os Objetivos e Competências do liderado estará disponível para acompanhamento. Além disso, o liderado terá a possibilidade de editar, adicionar e pausar esses Objetivos e Competências. Isso facilitará a organização das evidências de desenvolvimento, além de otimizar as informações para a próxima Conversa de Carreira.
Na visão do liderado:
O líder, conseguirá acompanhar as anotações e edições do liderado no decorrer do ciclo.
Importante! Quando o líder desejar visualizar as edições, será necessário republicar a conversa para que fique novamente disponível ao liderado.
9. O Registro da Conversa será enviado para o e-mail do liderado e ficará visível no VIBE no Menu: Conversas > Histórico de Conversas, no login do líder e liderado.
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