O Calendário Regional pode ser utilizado de três maneiras:
Também é possível optar por não utilizar um calendário. Programações relacionadas a dias de feriado não podem ser realizadas.
Para cadastrar o Calendário, acesse: Como Cadastrar e Atualizar o Calendário Regional.
O calendário sempre estará atrelado a Escala:
Para saber qual é a forma de Calendário, verifique qual a Escala atrelada para o dia do colaborador.
Através dela, temos 4 opções:
1. Do Estabelecimento:
Quando usado pelo Estabelecimento, deve-se procurar o estabelecimento atrelado ao contrato para identificar o Calendário:
Pelo Módulo Frequência, acesse o Menu: Cadastramento > Estabelecimentos.
Pelo Módulo Folha de Pagamento, acesse o Menu: Cadastramento > Estabelecimentos.
Veja também: Como Verificar Calendário Regional Utilizado no Estabelecimento.
2. Próprio:
Pelo Módulo Frequência, acesse o Menu: Arquivo > Tabelas do Ponto > Escala.
Este calendário deve ser criado e atrelado a própria Escala, ou usado um calendário já existente.
Para criar e atualizar Calendário, leia o artigo: Como Cadastrar e Atualizar o Calendário Regional.
Veja também: Como Cadastrar Calendário Regional específico para uma Escala de Trabalho.
3. Não Usar:
Com esta opção marcada, o Sistema não vai entender dias de feriado, apenas dias trabalhados, compensados e repousos conforme escala:
IMPORTANTE! Não é possível fazer uma programação de dia de feriado. Caso não use Calendário e algum dia tenha que usar, deve-se programar o colaborador para outra escala e que nesta utilize calendário: Como Realizar a Programação de Escalas.
4. Por Local Sede:
Esta opção é usada quando o colaborador está atrelado a um estabelecimento mas trabalha em outro:
Leia também: Como Utilizar Calendário do Local Sede no Cadastro da Escala.
Como Cadastrar Local Sede no Frequência.
Você pode ver também: Como alterar Data de Feriado.