Situação
Ao cadastrar um horário, verifica-se que o sistema não habilita os campos de tolerância quando o intervalo é pré-assinalado. Surge a dúvida se é possível configurar uma tolerância nesses casos ou se existe outro processo para incluí-la.
Solução
Quando o horário está configurado como Horário Móvel na refeição, o sistema não habilita os campos de tolerância "Antes" e "Depois" na coluna tolerância, conforme print abaixo:
Neste caso, apenas a mobilidade da refeição é ativada, permitindo que você defina:
- Início da refeição: O horário mais cedo que o colaborador pode começar a refeição.
- Fim da refeição: O limite máximo para o término da refeição.
Se o horário for configurado como Horário Fixo, os campos de tolerância "Antes" e "Depois" são habilitados.
Assim, é necessário avaliar se o horário será fixo ou móvel conforme a necessidade da empresa.
Importante para Horário Móvel
No caso de horários móveis, as tolerâncias configuradas no intervalo de refeição não podem ser aplicadas por marcação individual de refeição. Por isso, sugerimos que as tolerâncias sejam definidas no campo "Tolerâncias (HH:MM)", de acordo com a necessidade do horário.
Como configurar no Módulo Frequência
1. Acesse o Menu: Arquivo > Tabelas do Ponto > Horários.
2. Selecione o horário desejado e ajuste os campos de mobilidade ou tolerância conforme necessário.
Exemplo
Ao configurar as tolerâncias no campo "Tolerâncias (HH:MM)", o sistema considerará o total do período da refeição e sua tolerância associada, em vez de analisar marcações específicas.