Situação:
Ao abrir o Módulo do eSocial, no Menu: Gerenciamento > Monitoramento de Lotes, é exibida a mensagem de erro:
"A chave de assinatura não está carregada" ou A chave de assinatura não está carregada.
Causa:
No processo de instalação do certificado digital, o mesmo não foi instalado nas Raízes: “Pessoal” e “Autoridade Certificação Raíz Confiável”.
Solução:
1. Necessário que verifique se todos os passos constantes no artigo: Instalar Certificado foram realizados.
2. Se a orientação anterior foi seguida conforme e os erros permanecem, é necessária a remoção do Certificado Digital da Empresa do repositório Pessoal e Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis.
Após realizar a remoção, se faz necessária a Instalação do Certificado Digital novamente, no repositório Pessoal e Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis.
Deve-se reiniciar o Serviço "Metadados - Serviço de Comunicação do eSocial" após a ação anterior.
Observação: Caso não ocorra a seleção do campo Marcar esta chave como exportável na Instalação do Certificado Digital da Empresa os erros irão permanecer.