Situação
Ao transmitir o evento S-1299 para o eSocial, pode ser exibida a seguinte mensagem:
108 - Ocorreu uma falha durante o envio dos débitos apurados para a DCTFWeb.
Causa
Essa mensagem ocorre quando há instabilidade no webservice do eSocial. Nesses casos, o problema está nos servidores do eSocial, ou seja, não há nenhuma ação que possa ser realizada no sistema do cliente para corrigir o erro.
De forma geral, essas instabilidades são momentâneas e impedem o processamento temporário do envio realizado.
Solução
- Aguarde alguns minutos e tente realizar um novo envio do evento.
- Caso a falha persista por um período prolongado, verifique no portal do eSocial se há comunicados oficiais de instabilidade ou interrupção temporária dos serviços.
⚠️ Atenção!
Como o erro está relacionado à instabilidade do webservice do eSocial, nenhum ajuste local no sistema resolverá o problema. O evento será transmitido com sucesso assim que o eSocial restabelecer a normalidade do serviço.