É possível realizar quatro tipos diferentes de transferências no Sistema Metadados. Neste artigo, você vai aprender os passos para cada uma delas.
Observação Clientes que possuem módulos de Saúde e Segurança do Trabalho: Antes de realizar a transferência no sistema Metadados, verificar se há eventos de SST a serem transmitidos. Estes deverão ser enviados antes de realizar a transferência.
- Transferência para outro Estabelecimento/Unidade com a mesma raiz CNPJ
- Transferência de Empresa do mesmo grupo econômico com raiz CNPJ diferente
- Admissão por sucessão, incorporação, cisão ou fusão
- Transferência para outra Empresa em Base de Dados Distinta
- Transferência de CEI/CPF para CNPJ não deve ser realizada pois o eSocial não aceita esse tipo de transferência.
1. Transferência para outro Estabelecimento/Unidade com a mesma raiz CNPJ
Ocorre quando é realizada uma transferência entre matriz e filiais, alterando a unidade e/ou estabelecimento, porém mantendo a mesma empresa.
Atenção!
- Verifique se as folhas das unidades envolvidas estão com a mesma situação (ambas calculadas, cadastradas ou consolidadas).
- Após realizar a transferência, não é permitido realizar o recálculo da folha para nenhuma das unidades envolvidas (origem e destino).
- Recomenda-se que a data de transferência seja no 1º dia do período de apuração da folha mensal. Transferências entre Matriz e Filiais gera o evento S-2206 - Alteração de Contrato de Trabalho/Relação Estatutária.
1.1. Para realizar uma transferência, no Módulo Folha de Pagamento, acesse o Menu: Cadastramento > Registro de Transferências.
1.2. Selecione a unidade e informe a data de transferência:
1.3. Em seguida, selecione o Contrato desejado, preencha os dados que serão transferidos nas guias Registro / Lotação / Cargo Salário / Vínculos.
1.5. Clique sobre o botão Iniciar Transferência.