1. Se já envia Eventos Periódicos ao eSocial, reabra o movimento mensal no meu eSocial > Reabertura dos Eventos Mensais.
2. Exclua os Eventos Mensais dos funcionário que terão os valores alterados, utilizando o filtro por pessoa, ou de todos de forma geral, conforme necessidade.
3. Para cancelar o cálculo da folha, acesse Folhas > Cancelar Folhas.
4. Selecione o tipo de Folha, informe a Data-base, faça a Seleção devida por unidade ou de forma geral e clique em "Iniciar Cancelamento":
Importante:
- Antes do cancelamento da Folha Mensal Consolidada orientamos que os relatórios de provisão 1756 - Provisão Férias c/ Encargos - Analítico, 1766 - Provisão de 13º Salário c/ Encargos - Analítico, Resumo da Folha de Pagamento, Resumo de Líquidos a Pagar e demais relatórios utilizados, sejam salvo em PDF, para que sejam comparados os valores após o recálculo.
- Após o cancelamento, reajuste o que for necessário, cadastre a folha novamente e recalcule.
- Faça as devidas conferências, com os relatórios salvos, para validar que a única alteração foi no contrato(s) ajustado(s).
- Quando for cancelada uma Folha Mensal Consolidada é necessário recalcular as Médias de Décimo Terceiro Salário e Férias. Para isso acesse o Módulo Administração do Sistema, no menu: Ferramentas > Recalcular Média para Férias > 13º Salário.
- Gere os Eventos Mensais do funcionário que sofreu alterações na folha e refaça o Fechamento mensal, gerando novamente o S-1299 e a SEFIP, atentando para as diferenças nos valores de impostos.
- Caso a necessidade de cancelamento de folha consolidada tenha sido por faltas indevidas, lançamentos equivocados de horas extras, comissões, horas noturnas influenciam nas médias para cálculo de férias, por isso acesse o artigo: Como Ajustar Saldo de Férias.
Orientamos que a folha seja Consolidada apenas depois de todas as devidas conferências e pagamento dos funcionários, para que não seja necessário o cancelamento da mesma.