Estrutura da Avaliação nos Descritivos de Cargos/Funções
Para definir o Plano de Cargos e Funções, acesse o Menu: Arquivo / Tabelas da Avaliação / Plano de Cargos e Funções.
Em seguida, preencha cada guia:
Cuidado com os dados preenchidos no quadro Reajustes da guia Dados do Plano, pois o sistema emitirá mensagens caso haja reajustes superiores e em períodos diferentes dos informados.
Registros de cada guia:
- Dados do Plano - Dados gerais de cadastro e de reajuste do Plano e informações e regras da Avaliação de desempenho
- Fatores - Vinculação de fatores com devido peso que irão compor o Descritivo de Cargos/Função
Os Pesos dos Fatores determinam a composição do percentual total da Avaliação de Desempenho e o nível de ponderação entre fatores.
Vale ressaltar que se for média harmônica, o peso dos fatores informado no Descritivo de Cargo/Função é desconsiderado no cálculo da Avaliação de Desempenho.
Os Fatores devem ser previamente cadastrados, acessando o Menu: Arquivo / Tabelas da Avaliação / Fatores.
Ao incluir o código do Fator lembre-se que este determina a ordem que será visualizada no Descritivo de Cargos/Funções. Logo, os Fatores devem ser cadastrados com intervalo entre si para possibilitar a inserção de novos e devida manutenção da ordem.
Após, inclua uma descrição e selecione o Tipo do Fator. Os Fatores podem ser dos seguintes tipos:
Texto
- Possibilita a digitação de texto
- Utilizado, normalmente, para identificar descrições detalhadas de Cargo/Função
Itens de Avaliação
- São identificados os itens que construção a Avaliação de Desempenho para Cargo/Função.
Escolaridade Instrução
- São apresentados os dados referentes ao grau de instrução mínimo e desejável do cadastro do Cargo/Função
- Possibilita vincular os cursos obrigatórios ou recomendáveis.
Experiencia Profissional
- Permite informar a exigência mínima de experiência profissional no mesmo Cargo/Função ou em outros solicitados
Os Tipos de Fatores Texto e Itens de Avaliação podem ser utilizados em mais de um Fator, enquanto os Escolaridade/Instrução e Experiência Profissional apenas em um único.
Após o registro do Plano de Cargos e Funções, deve-se vinculá-lo devidamente ao Cadastramento de Cargo/Função.
Confira a diferença de conceituação e respectivos menus o menu: Arquivo/Tabelas da Avaliação/Cargos
Menu: Arquivo/Tabelas da Avaliação/Funções
Em ambos os registros devem ser selecionados os Fatores que irão compor o Cargo/ Função na guia Descritivo. E no caso de Cargos, devem ser selecionadas as Funções que os constituem.
Na guia Descritivo, o campo Revisão têm papel fundamental pois define a validade da estrutura e o registro do seu histórico, guardado com numeração sequencial.
Para incluir uma nova revisão no Descritivo de Cargos/Funções, basta clicar no ícone Nova Revisão. O sistema, automaticamente, sugere a data com o dia em que estiver sendo realizado o cadastro, mas pode ser alterada.
Os dados como Itens de Avaliação e Cursos necessários são identificados pela Revisão mais atual e a numeração não poder ser alterada.
Após, os fatores e seus respectivos itens de desempenho são carregados de acordo com o padrão definido no Plano de Cargos e Funções. Caso contrário, devem ser registrados manualmente. Confira no próximo tópico o detalhamento sobre o campo Grau de Exigência.
Caso seja inserida uma Revisão com data equivocada, basta clicar no ícone Transfere Data da Revisão.
Se for uma inclusão indevida ou com numeração incorreta, esta deve ser excluída clicando no ícone Excluir da barra de ferramentas e selecionada a opção A revisão e todos seus Fatores.
Além desta opção de exclusão total, existem as seguintes:
- Apenas a Necessidade de Curso.
- O Fator e Todas suas Necessidades de Curso.
Para visualizar os Itens de Avaliação por Cargo/Função, gere o relatório Itens de Avaliação por Cargo/Função (RHPR8180), acessando o Menu: Relatórios / Emitir Relatórios.
Itens de Avaliação por Pessoa
É possível incluir Itens de Avaliação por Pessoa, ou seja, além dos definidos no Descritivo de Cargo/Função.
Importante
Vale ressaltar que esta ação deve ser tratada como uma exceção, visto que poderão haver Pessoas que exerçam o mesmo Cargo/Função com itens diferenciados na avaliação de desempenho.
E, como os Itens de Avaliação são vinculados à Pessoa, serão considerados nas avaliações de todos os Contratos desta Pessoa.
Para cadastrar itens específicos e vinculados a uma Pessoa, acesse o Menu: Cadastramento / Necessidade de Itens de Avaliação.
Em seguida, selecione a Pessoa e vincule o Item, o Fator e o Grau de Exigência.
Exemplo:
O cálculo da Avaliação de Desempenho ignora os Itens de Avaliação vinculados à Pessoa nas seguintes situações:
- Item de Avaliação sem Revisão no Período de Competência.
- Descritivo de Cargo/Função não possui o Fator do Item de Avaliação.
Grau de Exigência
É possível definir pesos diferentes para os Itens de Avaliação, tanto no Descritivo de Cargos/Funções quanto nas necessidades individuais por Pessoa.
O campo Grau de Exigência, nestes cadastros, gera um ranking de importância entre os Itens de Avaliação do Fator. Caso todos tenham o mesmo Peso, o Grau de Exigência será sempre 1,00.
Caso contrário, basta informar o peso correspondente.
Veja como a ponderação entre os itens de avaliação pode afetar o resultado da avaliação de desempenho.
Confira os cadastros básicos para a estruturação da Avaliação de Desempenho: