1) Observe a Situação dos Eventos enviados ao eSocial, Acessando:
Esocial/Gerenciamento/Gerenciador de Eventos.
Caso um evento esteja na situação Transmitido (aguardando retorno pelo esocial) , os demais eventos posteriores que dependam desse primeiro ao tentarem ser enviados permanecerão na situação Transmissão Autorizada, até que o evento ao qual este dependa tenha retorno. Caso o arquivo retorne como Aceito, os que estão em Transmissão Autorizada, serão enviados.
2) Quando o evento for retornado com a situação Rejeitado.
Ex1: Enviado uma Admissão (S-2200), a qual voltou rejeitada, ao tentar enviar uma alteração de endereço (S-2205) este voltará rejeitado também, pois o envio do S-2205 é dependente do S-2200 (RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA)
Ex2: Enviado uma Admissão (S-2200) que retornou como Aceita, logo em seguida enviada uma retificação da Admissão (S-2200) com informações incorretas, sendo este evento Rejeitado. Posteriormente enviado uma alteração de endereço (S-2205), este será Aceito, pois ele altera o evento S-2200 que estava na situação Aceito. A retificação Rejeitada não invalida o evento original (RELAÇÃO DE ERRO DE INFORMAÇÃO)
3) Ao tentar reenviar um evento Rejeitado que tenha uma dependência com um evento que está apenas Transmitido (aguardando retorno pelo esocial), o sistema irá gerar relatório informando que não conseguiu localizar o evento ao qual depende. O usuário nesse caso, deve aguardar o retorno daquele primeiro evento como Aceito e somente então poderá ser utilizada a função reenviar. Caso o evento seja Rejeitado, deve-se enviá-lo novamente para poder enviar os eventos que dependem deste principal.
Exemplo:
Transmitido (aguardando retorno pelo esocial)
Demais eventos autorizados:
Exemplo de evento Rejeitado:
Reenvio de evento rejeitado: