Situação
Ao monitorar o retorno dos eventos no Módulo eSocial, acessando o Menu: Gerenciador de eventos e verificar que os mesmos se encontram Rejeitados pelos motivos de procuração e falha temporária conforme abaixo:
'409 - Não foi possível estabelecer conexão com o Sistema de Procuração Eletrônica RFB.'
Causa:
Os motivos para aparecer essa inconsistência podem ser:
- Procuração vencida no portal do eCAC, sendo necessário renovar a mesma;
- Ou instabilidade temporária por parte do webservice do eSocial que não processou o envio que foi realizado pelo seu sistema, sendo necessário aguardar e reenviar o evento posteriormente.
Solução:
Para verificar se a Procuração está vencida:
1. Faça login no site do eCAC e clique em Senhas e Procurações.
2. Clique em Cadastro, Consulta e Cancelamento – Procuração para e-CAC;
3. Em seguida, clique em Consultar a Procuração, informe o CNPJ da empresa que deseja e veja se a procuração está correta;
4. Caso esteja vencida renove-a.
Observação: Caso a procuração tenha sido cadastrada recentemente no site do eCAC, a validação da mesma ocorre após um período de em torno de 48 horas, nesses casos, orientamos aguardar e reenviar os eventos novamente após este prazo.
Solução:
Como Reenviar os Eventos Rejeitados?
Para reenvio dos eventos, deve-se observar o tipo de evento que está sendo reenviado, pois as tratativas serão diferentes:
1. Nos casos de Eventos Mensais Rejeitados, deve-se realizar a exclusão e geração dos Eventos Mensais até que sejam aceitos:
1.1. Reabra o Fechamento Mensal correspondente (se estiver fechado), no Módulo Folha de Pagamento através do Menu: eSocial > Reabertura dos Eventos Mensais.
1.2. No Módulo Folha de Pagamento, acesse o Menu: eSocial > Exclusão dos Eventos Mensais.
1.3. No Módulo Folha de Pagamento, acesse o Menu: eSocial > Geração dos Eventos Mensais.
1.4. No Módulo Folha de Pagamento, realize novamente o Fechamento dos Eventos Mensais através do Menu: eSocial > Fechamento dos Eventos Mensais.
2. Nos de eventos Não Periódicos, como Admissão, Reintegração e Desligamento:
2.1 Reenvie o evento rejeitado. Para isto, selecione o evento e clique no botão .
2.2 Verifique se o evento foi aceito.
Observação:
Se após um longo período de tempo/espera ainda permaneça o erro, abra um chamado no eSocial:
1. Acesse a opção Contato > Seção Empresas > Produção Empresas.
2. Preencha os campos e também informe o identificador (ID) do Evento Rejeitado, que pode ser consultado no Menu: eSocial > Gerenciador de Eventos, no campo Identificador: