O erro "S-2205: 304-Não Existe um Contrato de Trabalho para o CPF: XXX.XXX.XXX-XX ou este Encontra-se Encerrado na Data do Evento" pode ocorrer no momento da contratação de um ex-funcionário da empresa, rejeitando o evento S-2205.
Pode ocorrer em duas situações:
Situação 1:
Quando é feito uma alteração na pessoa, gerando o S-2205, antes de ser enviado o S-2200 da admissão, que só é gerado com o cadastro do contrato.
1.1. Neste caso, cadastre o novo contrato do funcionário vinculando a pessoa antiga.
No Módulo Folha de Pagamento, acesse o Menu: Cadastramento > Contratos.
1.2. Salve o novo contrato e verifique se o evento S-2200 foi aceito.
1.3. Feche todas as telas abertas do Módulo Folha de Pagamento, com a data de admissão do contrato, abra o cadastramento de pessoas e atualize o cadastro de pessoa do funcionário.
Veja mais informações no material Como Fazer uma Nova Admissão de Ex Funcionário para o eSocial.
Situação 2:
Quando o erro no S-2205 ocorre após o cadastro do contrato e o S-2200 da admissão já está aceito no eSocial. Neste caso, é necessário ajuste via banco de dados.