Situação:
Ao consultar o retorno do Evento rejeitado no S-1299 - Fechamentos dos Eventos Periódicos. (No módulo Folha de Pagamento, acessando o Menu: eSocial > Gerenciador de Eventos) e realizar a consulta da pessoa, conforme instruções do artigo Cód. 162 - O Trabalhador Consta na Base de Dados mas não foi Informada sua Remuneração, consta o erro abaixo referente a funcionários afastados:
"O Trabalhador Consta na Base de Dados mas não foi Enviada sua Remuneração".
Solução:
1. No Módulo Folha de Pagamento, acesse o Menu: Cadastramento > Registro de Ocorrências e selecione o contrato com o erro.
2. Verifique o código da Ocorrência lançada:
3. Consulte no Menu: Arquivo > Tabelas da Folha > Ocorrência se o afastamento está parametrizado para o eSocial.
3.1. Caso não esteja, deverá ser parametrizado o Motivo.
4. Acesse novamente o Menu: Cadastramento > Registro de Ocorrências, selecione o Contrato, apague e digite novamente um campo para que o sistema envie este afastamento.
Observação: O afastamento será enviado em um S-2230 - Afastamento Temporário, ou caso a Data do afastamento seja anterior a entrada em vigor do eSocial, ele será informado no próprio Evento S-2200 - Admissão/Ingresso do Trabalhador, em um evento de retificação.
Veja o artigo: Como Monitorar os Eventos do eSocial.
5. Faça a exclusão dos Eventos Mensais deste contrato.
Leia o artigo: Como Realizar Exclusão dos Eventos Mensais.
6. Em seguida, faça a nova Geração dos Eventos Mensais do contrato.
Leia o artigo: Como fazer a Geração dos Eventos Mensais.
Atenção! Para funcionário afastado em meses anteriores, não irá gerar os Eventos Mensais S-1200 e S-1210.
7. Faça o Fechamento dos Eventos Mensais novamente, conforme artigo Como gerar o Evento S-1299 – Fechamento dos Eventos Periódicos.
8. Monitore o retorno do Evento S-1299 - Fechamentos dos Eventos Periódicos aceito.
Leia o artigo: Como Monitorar os Eventos do eSocial.