A mensagem abaixo ocorre quando há alteração cadastral anterior à que está sendo realizada no momento, mas esta alteração antiga não foi enviada ao eSocial, por estar com a situação de transmissão autorizada ou rejeitada para o eSocial:
"Não foi possível gerar o evento 'S-2206- Alteração de Contrato de Trabalho'.Como ocorreram alterações contratuais anteriores à alteração que está sendo realizada (Considerando a "data para registro das alterações"), e os mesmos se encontram não transmitidos ou rejeitados, é necessário que estas alterações anteriores sejam enviadas para que a alteração atual seja realizada."
Solução:
1. No módulo Folha de Pagamento, acesse o menu: eSocial > Gerenciador de eventos, verifique a alteração ocorrida anterior realizada, monitorando os eventos conforme este artigo: Como Monitorar os Eventos do eSocial;
2. Caso o evento esteja rejeitado, verifique o motivo da inconsistência do evento antigo conforme este artigo: Como Visualizar a Descrição de um Evento Rejeitado no eSocial , corrija o erro em questão e reenvie o evento, clicando ao lado da data de geração de evento e depois em "Reenviar";
3. Caso o evento esteja em Transmissão autorizada, analise o motivo do evento não ter sido enviado conforme este artigo: Como Visualizar os Logs de Envio dos Eventos do eSocial, e faça a correção para processamento do evento;
4. Após evento anterior S-2206- Alteração de Contrato de Trabalho aceito, faça a nova alteração do contrato de trabalho.
5. Monitore o retorno do novo S-2206.