No módulo Folha de Pagamento, ao realizar uma admissão ou alteração contratual, pode ocorrer a rejeição do evento S-1030 e S-1040 relacionado à CBO utilizada na parametrização do cargo/função.
"CBO Inválido. Ação Sugerida: O Valor Informado no Grupo Deverá Existir na Tabela de CBO."
Para correção:
1. Verifique o CBO que foi utilizado na parametrização do cargo/função no menu Arquivo > Tabelas do Contrato > Cargos ou Arquivo > Tabelas do Contrato > Funções (dependendo do evento em questão), e clique no botão do lado direito inferior da tela: para validar se o CBO está de acordo com a orientação do eSocial abaixo:
Prezado(a),
Em atenção a sua mensagem, segue orientação conforme o "Perguntas Frequentes" do eSocial.
04.63 - (13/06/2018) Estamos enviando o evento S-1030 e apresentou um erro relacionado ao CBO: ("401 - Conteúdo do evento inválido. CBO inválido. Ação Sugerida: O valor informado no campo deverá existir na Tabela de CBO.") Verifiquei que o CBO é válido conforme a tabela do Ministério do Trabalho (CBO). Como devemos proceder nesta situação?
A Classificação Brasileira de Ocupações - CBO foi atualizada em fevereiro/2018. Assim, se o empregador quiser cadastrar uma CBO nova, inexistente na versão anterior, somente poderá fazê-lo com vigência a partir da competência 02/2018.
Sugerimos que verifique a tabela de CBO no Sped para o preenchimento de acordo com o leiaute.
Tabela 50 disponível no seguinte link:
Atenciosamente,
Equipe eSocial
Central de Atendimento do eSocial - 0800 730 0888
2. Utilize um CBO válido conforme link da tabela 50 acima e modifique na parametrização para o eSocial do cargo ou função em questão.
3. Após salvar a alteração do código de VDB, acesse eSocial > Gerenciador de Eventos , filtre o evento rejeitado, selecione-o e clique ao lado da data de geração para "Reenviar";
4. Monitore o retorno do evento aceito conforme artigo: Como Monitorar os Eventos do eSocial.