No módulo Folha de Pagamento, quando for criada uma ocorrência e for validada que o motivo do eSocial ficou incorreto, se esta ocorrência já foi utilizada em um registro de ocorrências para um funcionário e enviada ao eSocial através do evento de afastamento S-2230, não será possível realizar a correção neste mesmo cadastro de ocorrência através do menu Arquivo > Tabelas da Folha > Ocorrências.
Se a ocorrência é nova, e nunca foi utilizada para registro e envio ao eSocial, basta apenas alterar o Motivo de Afastamento para o eSocial diretamente no cadastro da ocorrência e informar o motivo correto. Utilize o menu mencionado acima.
Para correção do motivo do eSocial em ocorrências já utilizadas:
1. Utilize um código livre para criar uma nova ocorrência com as mesmas informações da folha e ponto da ocorrência que estava incorreta, porém informe o código correto para o eSocial no campo Motivo do Afastamento para o eSocial, conforme sinalizado abaixo:
2. Em seguida, revise as ocorrências que foram lançadas com o código antigo (incorretas), para que seja feita a exclusão das mesmas e o um novo lançamento seja efetuado na ocorrência com o motivo para o eSocial correto, verifique o artigo: Como Registrar Ocorrências; (analise também se não haverão ocorrências posteriores que precisarão ser excluídas para este ajuste conforme ordem cronológica de envio de eventos).
3. Lembre-se de desativar a ocorrência errada para não lançar ela novamente, desmarcando o campo "Ativa".