Se depois de realizar a atualização do Portal for identificado algum problema relacionado ao acesso ao endereço do Portal RH ou ao serviço de Solicitações, pode ser devido a configuração de utilização de protocolo seguro.
Para resolver o problema:
1. Abra o Configurador do Portal que está localizado onde a descompactação da atualização foi realizada (neste caso não é a instalação do portal, mas sim a descompactação).
2. Acesse a aba Segurança onde estará visível um campo chamado Utilizar protocolo seguro (https).
3. Se o acesso ao portal é por meio de protocolo seguro (HTTPS) esse campo deve ser marcado. Se o acesso ao portal é sem a utilização de protocolo seguro (HTTP) esse campo deve ser desmarcado.
4. Depois disso, acione opção Salvar. Mesmo que campo Utilizar protocolo seguro (https) já estiver com a informação adequada, a opção Salvar deve ser acionada mesmo assim.
5. Depois de realizar o procedimento no Configurador, confira os arquivos URIPortal.cfg e URISolicitacoes.cfg, pois o tipo de protocolo e a porta são preenchidos automaticamente, conforme cadastro de Bindings/Associações existentes no IIS para o Web Site do Portal. Se no IIS existir mais de uma porta configurada para o mesmo tipo de protocolo e a que foi inserida no arquivo URI não é a adequada, pode ser ajustada manualmente, desde que a porta informada exista no IIS.
Os arquivos URIPortal.cfg e URISolicitacoes.cfg ficam nas pastas de instalação do portal chamadas de SolicitacoesRH e PortalRH e podem ser abertos utilizando um editor de textos (bloco de notas) Normalmente esses arquivos são encontradas no caminho abaixo, mas pode variar de acordo com a estrutura de instalação utilizada em cada cliente:
C:\inetpub\wwwroot\PortalRH
C:\inetpub\wwwroot\SolicitacoesRH
6. Uma vez os arquivos URIPortal.cfg e URISolicitacoes.cfg estando corretos, realize o teste para identificar se o problema ficou sanado. Neste teste, além de fazer algumas consultas no portal, também deve ser aberta uma solicitação para identificar se tudo vai ficar funcionando adequadamente.
Obs: Os e-mails de solicitação que são enviados para os aprovadores e executores, que foram enviados antes da atualização, foram enviados com http, se estiver usando https depois, da atualização, esses e-mails antigos não levarão ao local correto, devido ser http ainda, mas os novos e-mails das novas solicitações pós atualização, sairão normalizados.
Para saber como configurar a utilização de protocolo seguro para o Portal, também pode ser consultado o artigo: Como configurar a utilização de protocolo seguro (HTTPS) para o Portal RH